Jardim Alegre realizou no final de semana, nos dias 7 e 8 de setembro, a 17ª Exposição e Venda de Orquídeas. O evento, promovido pela Associação dos Orquidicultores e Floricultores (Assoflor), atraiu um grande público. Mais de 3 mil orquídeas foram exibidas, junto com rosas do deserto, suculentas e produtos da agricultura familiar.
Anselmo José Treuk, residente em Ivaiporã, um entusiasta das é plantas, também marcou presença na exposição e elogiou. Segundo ele, a exposição deste ano, como todos os anos, está agradável e bem organizada. “É uma exposição especialmente bonita e bem diversificada. Por isso, venho todos os anos”, enfatizou.
Carlos Alberto Azevedo, presidente da Assoflor, expressou satisfação com a edição deste ano. “Superou a expectativa”, afirmou. Ele destacou que houve um movimento intenso no sábado, e o fluxo de visitantes foi bom também no domingo. Azevedo estimou a visitação em mais de 2,5 mil pessoas nos dois dias.
Além das plantas, a feira ofereceu suprimentos como adubos e substratos, essenciais para o cultivo. Um dos associados da Assoflor apresentou cachepôs de madeira que são produzidos por ele, e ajudam a criar um ambiente mais adequado para as orquídeas. “Esses cachepôs, quadrados ou retangulares, permitem que as plantas fiquem mais aéreas, imitando melhor seu habitat natural”, explicou Carlos Alberto.
O evento também contou com visitantes de várias cidades de outras regiões, Pitanga, Jandaia do Sul, Apucarana e Londrina e Curitiba. Embora a data coincidisse com um feriado, Azevedo acreditou que o sucesso da exposição se deve à combinação do feriado com o final de semana, atraindo ainda mais público.
“Hoje a nossa exposição se consolidou como um importante evento para os entusiastas das plantas, mantendo seu status de referência na região”, o presidente da Assoflor.