A Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta terça-feira (22), a 3ª Caminhada do Meio-Dia, para reforçar o combate à violência contra mulheres. O evento reuniu representantes de diversas instituições e a comunidade em geral.
A secretária de Assistência Social, Silvana Zancanella Pessuti, destacou a importância da mobilização. “Essa caminhada representa muito para mulheres que sofrem violência. Estamos aqui por aquelas que, infelizmente, perderam a vida. Todos os dias, mulheres no Brasil que sofrem violência e muitas morrem por conviver com agressores”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Silvana Zancanella Pessuti, destacou a importância da mobilização. “Essa caminhada tem um significado profundo para as mulheres que enfrentam a violência. A secretária de Assistência Social, Silvana Zancanella Pessuti, destacou a importância da mobilização. “Essa caminhada representa muito para as mulheres que sofrem violência. Estamos aqui em memória daquelas que perderam a vida. Todos os dias, mulheres são agredidas e, em muitos casos, não sobrevivem à convivência com seus agressores”, afirmou.
Silvana lembrou ainda que Ivaiporã conta com uma rede de apoio ativa às mulheres, que inclui o Creas, Cras, Conselho da Mulher, Procuradoria da Mulher, Polícia Militar e Polícia Civil.
“Temos policiais femininas engajadas, canais de denúncia e uma política pública que funciona. Vamos continuar dizendo sim pela vida e lutando por uma sociedade que respeite as mulheres.”
O delegado da 54ª Delegacia Regional de Polícia de Ivaiporã, Erlon Ribeiro, observou que, embora muitas mulheres hoje tenham coragem de denunciar, os casos mais graves que acabam em feminicídio, geralmente envolvem vítimas que nunca procuraram ajuda.
“A mulher que denuncia tem mais chances de romper o ciclo da violência. Mas muitas ainda sofrem caladas, por medo ou dependência emocional. Campanhas como essa são fundamentais para encorajar a denúncia e mostrar que elas não estão sozinhas.”
A caminhada contou com a participação de representante do Conselho Municipal da Mulher, Câmara de Vereadores, OAB, Conselho Tutelar, Fórum, Flor de Lótus, Rotary Club, Associação das Senhoras da Casa da Amizade , Polícia Civil e Militar, Secretaria Municipal de Educação, Regional de Saúde, Conseg e Melhor Idade.
