Ivan Maldonado Online

93ª Zona Eleitoral de Ivaiporã discute preparativos para eleições municipais  

O encontro ocorreu no auditório do Fórum da Comarca / Foto: Ivan Maldonado

A 93ª Zona Eleitoral de Ivaiporã realizou nesta sexta-feira (8) uma reunião com representantes dos partidos políticos de Arapuã, Ivaiporã, Jardim Alegre e Lidianópolis. Participaram da reunião, o juiz eleitoral José Chapoval Calciacarro, a promotora de justiça eleitoral Mariana Silveira Silviano do Prado Muniz e o chefe do cartório eleitoral Rafael Paschoal Teixeira Santos. O encontro ocorreu no auditório do Fórum da Comarca.

Durante a reunião, foram discutidos temas importantes para os próximos passos eleitorais. Entre os assuntos abordados, estavam as convenções partidárias, cotas de gênero, registro de candidatos, propaganda eleitoral e prestação de contas. O objetivo da reunião foi orientar os partidos sobre procedimentos essenciais para garantir uma eleição limpa e justa.   

O juiz eleitoral José Chapoval ressaltou que a Justiça Eleitoral não atua como órgão de consulta, mas busca orientar os partidos para evitar problemas burocráticos. “Nosso objetivo é garantir que todos estejam bem informados. Queremos evitar problemas desnecessários e garantir que todos os candidatos estejam corretamente registrados para a eleição”, disse.

Durante a reunião um dos assuntos mais destacado pelo juiz foi a necessidade de atenção ao preenchimento do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP),  documento necessário ao registro das candidaturas de um partido político. “Qualquer problema na DRAP pode inviabilizar a candidatura de todos os nomes no documento”, alertou o juiz.

Ele também destacou a preocupação com a violência de gênero e o uso das redes sociais para crimes eleitorais e propagandas irregulares. A Justiça Eleitoral também fiscalizará o cumprimento das cotas de gênero.

 “A Justiça Eleitoral está atenta a essas questões e trabalhará para garantir uma campanha justa e segura para todos”, concluiu José Chapoval.  

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima