A chegada de uma nova massa de ar frio promete derrubar as temperaturas no Paraná nos próximos dias. Segundo o Simepar, o clima começa a mudar já nesta segunda-feira (30), com instabilidade nas regiões sul, central e leste do estado. A previsão indica chuva a qualquer hora nessas áreas e possibilidade de “mínima invertida”, quando a temperatura mais baixa ocorre à noite.
A virada mais brusca ocorre na madrugada de terça-feira (1º), quando o frio se espalha por todo o sul do Paraná. Em algumas regiões, as mínimas caem para 2°C, com chance de geada. Na capital, os termômetros devem marcar 7°C pela manhã, com máxima de apenas 10°C ao longo do dia. A instabilidade ganha força também no norte do estado.
Em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, a segunda-feira será de céu nublado e possibilidade de garoa, com máxima de 16°C e mínima de 9°C. Na terça, o frio será mais intenso, com mínima prevista de 5°C e máxima que não deve passar dos 14°C. O tempo começa a firmar na quarta-feira (2), mas o frio persiste, com mínimas próximas de 7°C.
Cidades do sudoeste, como Pato Branco, Francisco Beltrão e União da Vitória, terão termômetros na casa dos 6°C já nesta segunda.
A partir da quarta, o tempo seco predomina na maioria das regiões. Em Maringá e Paranavaí, a temperatura volta a subir um pouco, com máximas em torno dos 21°C. No entanto, as manhãs seguem frias até o fim de semana.