A 1ª Jornada Cultural – Arte que Conecta começou nesta segunda-feira (14), em Ivaiporã, com uma exposição da artista Gisela Marques de Oliveira. As obras podem ser visitadas até o fim de semana no saguão da Prefeitura. A programação segue até sábado (19), com teatro, rodas de conversa e workshops gratuitos.
Há mais de 20 anos, Gisela se dedica à pintura a óleo sobre tela. Esta é a primeira vez que participa de uma mostra pública. “Estou muito feliz, muito emocionada. Me senti valorizada, nunca imaginei que gostavam tanto assim”, disse ao ver o público reunido na abertura. (fotos abaixo)
Ela contou que está em tratamento oncológico e, por isso, parou de pintar por um tempo. “Ainda faço quimioterapia. Foi uma fase muito difícil. Demorei para me refazer. Mas quero voltar a pintar logo.”
As obras expostas fazem parte do acervo pessoal da artista. “Essas obras estavam na minha casa. Já vendi muitas, dei outras de presente. Mas essas são minhas mesmo.” Ela também elogiou o espaço da exposição e agradeceu à administração municipal. “Nunca imaginei que ficaria tudo tão perfeito.”
Segundo o secretário municipal de Cultura, Dionata Rodrigues, a jornada é um marco para a cidade. “É a primeira Jornada Cultural, um espaço democrático para dar acesso à população e aos artistas a obras de arte, eventos e capacitações na área cultural.”
A vice-prefeita Gertrudes Bernardy disse que a proposta de abrir exposições na Prefeitura já fazia parte do planejamento da gestão. “É um sonho desde o início do mandato mostrar a arte local e aproximar visitantes e funcionários da cultura.”
Ela informou que a ideia é manter exposições mensais no saguão da Prefeitura. “Queremos que esse corredor seja mais colorido, mais bonito. Também vamos envolver as escolas municipais e estaduais, para que os alunos possam expor seus trabalhos aqui.”
O prefeito Carlos Gil destacou a importância do novo espaço cultural. “É uma alegria abrir este espaço para mostras culturais pela primeira vez. Passam por aqui muitas pessoas que normalmente não teriam acesso a esse tipo de arte. Ver a qualidade e o carinho com que Gisela desenvolve sua arte é emocionante.”
Ele também elogiou o trabalho da Secretaria de Cultura. “Nos últimos anos houve grande engajamento em eventos culturais. A cultura alimenta a alma da nossa comunidade. Parabéns a todos que fazem a arte acontecer aqui. Que possamos continuar trazendo mais cultura para nossa cidade.”
Programação/Jornada Cultural
Nesta terça-feira (15), a programação segue com a peça infantil Peter Pan, às 14 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no distrito de Jacutinga.
O talk show Desconstruindo a Burocracia será realizado na quarta-feira (16), às 19h30, no Centro Cultural Olívia Hauptmann. Voltado a artistas e produtores culturais, o evento dará orientações sobre editais, leis de incentivo e organização de projetos.
Na quinta (17) e sexta-feira (18), também no Centro Cultural, haverá dois workshops: Montagem de Decoração de Natal e Técnicas em Balões, com atividades práticas.
Encerrando a programação, no sábado (19), o professor Diego Santini, da UEM, ministra o Workshop de Contação de Histórias, voltado a educadores, contadores de histórias e interessados em literatura infantil.








