O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez referência a um breve encontro com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante seu discurso na 80ª Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (23), em Nova Iorque.
“Eu estava entrando no plenário e o líder do Brasil estava saindo. Nós nos vimos, nos abraçamos e combinamos de nos encontrar na próxima semana”, disse Trump. Ele disse que a conversa durou 39 segundos” com “excelente química”.
As declarações vieram após o pronunciamento de Lula, que abriu a Assembleia-Geral da ONU. O presidente brasileiro fez críticas indiretas às tarifas e sanções impostas por Washington. O brasileiro também reafirmou que “a democracia e a soberania do Brasil são inegociáveis”, sem citar nominalmente Trump.
Já o presidente norte-americano, que falou logo depois de Lula, defendeu o uso de tarifas como “mecanismo de defesa” e, também sem citar nomes, criticou o Brasil de praticar censura, repressão e “corrupção judicial” que, segundo ele, afetariam cidadãos americanos.
Com informações (TN Online)