Ivan Maldonado Online

Rotary viabiliza prótese ocular a Sofia e distribui mudas de crotalária em Jardim Alegre

Rotary viabiliza prótese ocular a Sofia e distribui mudas de crotalária em Jardim Alegre / Foto: Ivan Maldonado

O Rotary Clube de Jardim Alegre realizou, na quarta-feira (29), durante a Feira dos Sabores, duas ações voltadas à saúde. O grupo entregou recursos para a confecção da prótese ocular da menina Sofia, de 10 anos, e iniciou a distribuição de mudas de crotalária para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Sofia perdeu os dois globos oculares ainda bebê. A presidente do Rotary, Mônica Alice Prestes Nalin, afirmou: “O principal objetivo é devolver sorriso e autoconfiança à Sofia”. Ela destacou que a prótese é feita sob medida e ajuda na autoestima e no convívio social da menina. (veja fotos abaixo)

A vereadora e rotariana Priscila Bogo foi a responsável por levar o pedido da família aos demais rotarianos, que abraçaram a causa. Priscila também destacou que a menina começou a treinar corrida com guia no Centro Paralímpico Regional de Ivaiporã. “A Sofia é uma promessa do atletismo paralímpico, e a prótese vai ajudá-la a ganhar mais confiança e autoestima”.

O valor arrecadado na 11ª Caminhada na Natureza, R$ 5 mil, foi destinado à confecção da prótese. Sofia recebeu simbolicamente o cheque e um urso de pelúcia, que simboliza o apoio da comunidade.

A secretária municipal de Saúde, Regiane Martins de Oliveira, representou o prefeito e afirmou. “Unidos vamos mais longe. A parceria com o Rotary fortalece ações de saúde e torna os projetos mais efetivos”. Ela ressaltou a importância de iniciativas como essa para apoiar o trabalho da Saúde do município.

O rotariano Paulo Germano autor do projeto das crotolária explicou. “Produzimos cerca de 4 mil mudas e agradecemos ao IAT, que preparou as plantas com sementes adquiridas pelo Rotary”. Paulo contou que 400 mudas já foram entregues e que as demais serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade.

A crotalária atrai libélulas, predadoras naturais do mosquito da dengue, e ajuda a reduzir os focos do inseto. Paulo destacou que cidades que adotaram a planta registraram queda significativa nos casos da doença.

Ao final da entrega, a mãe de Sofia, Elisângela Moura Fabi, afirmou: “É o sonho dela se realizando, melhora a autoestima”. Elisângela agradeceu ao Rotary Club e contou que a campanha foi bem acolhida pela comunidade e que Sofia adorou o ursinho recebido.

Neste sábado (1º), o O Rotary estará distribuindo gratuitamente as mudas no centro de Jardim Alegre.

Fotos: Ivan Maldonado

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.