Ivan Maldonado Online

Workshop na Expovale discute deriva e reforça uso correto de agrotóxicos

Workshop na Expovale discute deriva e reforça uso correto de agrotóxicos / Foto: Ivan Maldonado

O workshop sobre deriva e uso correto de agrotóxicos reuniu produtores e técnicos, na quinta-feira (18), no Centro de Eventos da 21ª Expovale, em Ivaiporã. O encontro buscou orientar sobre aplicação segura e prevenção de danos a propriedades vizinhas.

O engenheiro agrônomo Carlos Portela, fiscal de defesa agropecuária da Adapar, explicou que a deriva de agroquímicos segue como um dos principais problemas na região. “A deriva ocorre quando o agrotóxico deixa a propriedade durante a aplicação e atinge a cultura vizinha, prejudicando ou até matando a plantação”, afirmou.

Portela destacou que o objetivo do evento foi atualizar agricultores e profissionais que atuam no setor. “Estamos tratando do uso correto do agrotóxico. É um problema recorrente e, por isso, trouxemos informações técnicas para quem trabalha diretamente com isso”, disse.

Ele lembrou que os agrotóxicos são produtos controlados pelo Estado e têm regras rígidas de comercialização e uso. Em caso de irregularidade, todos os envolvidos no processo, fabricantes, comerciantes, técnicos e produtores, podem ser responsabilizados. Os procedimentos administrativos são enviados ao Ministério Público, que analisa cada situação.

Portela atua no Departamento de Sanidade Vegetal e atende as regionais de Ivaiporã e Pitanga.

Foto: Ivan Maldonado

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.