Local será usado para acolhimento e desenvolvimento de projetos
A Prefeitura de Ivaiporã vai disponibilizar um prédio público para atender a Associação Flor de Lótus, entidade voltada ao apoio de pessoas com câncer e a Associação de Familiares, Amigos e Mães dos Autistas (Afama). A visita técnica ao imóvel foi realizada pelo prefeito Carlos Gil e pela vice-prefeita Gertrudes Bernardy nesta quarta-feira (11)
O espaço fica na Av. Tancredo Neves, ao lado do Sindicato Rural, onde atualmente funciona o Conselho Tutelar. O local será entregue com móveis e a estrutura já existente para que as entidades tenham uma sede própria. Em breve, o Conselho Tutelar será transferido para um novo prédio ao lado da Assistência Social, na Av. Melvis Muchiuti. (fotos abaixo)
LEIA TAMBÉM: Sine oferta 69 vagas de emprego em Ivaiporã; confira
Segundo o prefeito Carlos Gil, o objetivo é fortalecer o trabalho das instituições. “A Prefeitura está disponibilizando esse espaço com toda a estrutura para que as entidades possam desenvolver seus atendimentos e buscar recursos para ampliar as atividades”, pontuou.
Carlos Gil também confirmou o avanço no projeto da Casa do Autista. “O projeto já está pronto. Assim que a delegacia mudar para o novo prédio, vamos iniciar a licitação para construir no local um espaço com atendimento multiprofissional em um só lugar”.
Na área oncológica, o prefeito informou que o município trabalha para viabilizar o serviço de radioterapia em Ivaiporã. Ele lembrou que a solicitação foi entregue pessoalmente ao governador durante visita oficial ao município. “Já entregamos o pedido ao governador, e o processo está em análise na Secretaria de Saúde para avaliar a possibilidade dentro do Hospital Regional”, relatou.
Outro anúncio foi a aquisição de um ônibus adaptado para transporte de pacientes oncológicos para a Flor de Lótus, viabilizado pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). “O recurso já chegou, a licitação foi feita e o veículo, com banheiro e ar-condicionado, deve ser entregue nos próximos meses para atender quem precisa de tratamento fora do município”, acrescentou.
A vice-prefeita Gertrudes Bernardy ressaltou que o espaço vai fortalecer o atendimento às famílias. “Aqui as crianças serão atendidas, e as mães terão um local para se reunir, discutir projetos e desenvolver ações”, destacou.
Segundo Gertrudes, a instalação do serviço de radioterapia em Ivaiporã pode reduzir o sofrimento de pacientes que hoje precisam viajar diariamente para outras cidades. “Será uma conquista para todo o Vale do Ivaí. O tratamento é desgastante, e ter esse atendimento aqui vai melhorar a qualidade de vida das pessoas”, avaliou.
A presidente da Flor de Lótus, Silvana Gibim, comemorou a conquista do espaço. “Era um desejo antigo do grupo. Precisamos de um local para reuniões, desenvolver projetos e também para acolher as pacientes, compartilhar experiências e contar com apoio psicológico”.
Silvana também ressaltou a importância do novo ônibus para transporte de pacientes em tratamento fora do município. “Esse pedido já vinha desde o início. Saber que o veículo deve chegar em breve aquece o coração e nos dá ainda mais motivação para continuar buscando melhorias”, celebrou.
A presidente da Afama, Lucimar Ribeiro Moço, afirmou que o novo espaço e o projeto da Casa do Autista representam um avanço importante para as famílias. “É um sonho para todos nós que temos filhos autistas. Esse espaço vem ao encontro com a necessidade das famílias”, concluiu.
* Reportagem e fotos de Ivan Maldonado, com informações locais





























