Evento marca uma década do curso de Psicologia com palestras, oficinas e atividades que aproximam teoria, prática e comunidade
Na segunda-feira, dia 17 de agosto, a Fatec Ivaiporã iniciou a 10ª Vitrine de Psicologia, que coincide com os 10 anos do curso. São 3 dias de programação com o tema Conectando Teoria, Prática e Comunidade.
Na abertura, foi feita uma homenagem póstuma a Gabriela Loures, ex-acadêmica do curso e integrante do Coral de Lidianópolis, que é regido por Luciana Maia. Além disso, a comunidade acadêmica visitou a exposição Arte e Psicanálise do Grupo de Estudos de Psicanálise – organizada pelos professores Fernanda Garcia e Leonardo Silva. (fotos abaixo)
LEIA TAMBÉM: Acadêmicas de Medicina da Fatec Ivaiporã irão participar de Congresso de Neurocirurgia na Argentina
Em seguida, a psicóloga Rosimary Oliveira, que é mestre em Educação e especialista em Neuropsicologia Clínica, apresentou o tema Avaliação Psicológica: desafios e possibilidades no mercado de trabalho, e explicou que um dos principais desafios é compreender o conceito de avaliação psicológica. “A avaliação não se resume à aplicação de uma bateria de testes. O desafio é permanecer atualizado, o que exige estudo constante e contato com outros profissionais”, afirmou.
Áreas de atuação
Rosimary Oliveira apresentou possibilidades de atuação em áreas como clínica, educação, trânsito, organizações, hospitais, concursos públicos e serviços dos setores público e privado. Segundo a palestrante, a procura por avaliações também cresceu devido ao interesse por diagnósticos relacionados à saúde mental.
“O adoecimento existe – além da busca por se enquadrar em algum diagnóstico, o que exige ainda mais responsabilidade do profissional que realizará a avaliação”, observou. No que se refere ao domínio técnico, a psicóloga apontou a escuta ativa, a observação e a empatia como habilidades necessárias. “Muitas pessoas procuram atendimento em sofrimento e chegam com um diagnóstico presumido ou uma autoclassificação”, observou Rosimary Oliveira alertando que é necessário ter empatia para não banalizar aquilo que pode estar relacionado a um modismo.
A coordenadora do curso de Psicologia, Vanessa Gonçalves, participou da 1ª turma e acompanhou 10 Vitrines de Psicologia. “São 10 anos de história. Este ano, teremos profissionais reconhecidos nacionalmente, oficinas e conteúdos voltados à prática”, avisou.
Nesta terça-feira, dia 18, a doutora e mestre Denise Maria de Matos abordará o tema Altas Habilidades/Superdotação: identificação, atendimento e desafios na promoção do desenvolvimento de potenciais. Integra o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação do Paraná – bem como a equipe técnica de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação.
Com informações Assessoria de Imprensa

































