Com crescimento do número de casos e registro de três óbitos por covid em menos de uma semana, a prefeitura de Faxinal anunciou na manhã desta quarta-feira uma série de medidas para reforçar o isolamento social na tentativa conter a pandemia que vai entrar em vigor a partir da sexta-feira (25) e que inclui toque de recolher a partir das 22 horas, lei seca nos finais de semana e suspensão de missas e cultos religiosos aos domingos, além da proibição do funcionamento de estabelecimentos – incluindo os turísticos – aos domingos. As medidas terão validade por 14 dias.
Os detalhes foram divulgados em uma live feita pela manhã com o secretário de Saúde, Fernando Decarle, e o secretário de administração Francisco Alfredo Ferreira, o Ral. Segundo os secretários, as medidas foram discutidas junto ao Comitê de Combate ao Covid e também com o Ministério Público. “Sabemos que essas medidas vão impactar em muitos setores, mas elas são necessárias”, destacou Decarle.
Até a manhã desta quarta-feira, Faxinal mantinha 199 casos confirmados de coronavírus e aguardava resultado de exames de mais de 160 pacientes. Quatro moradores da cidade estão internados por complicações do Covid, um em UTI. “Sabemos, portanto, que esse número de casos vai crescer”, comentou o secretário de Saúde.
O secretário também pediu apoio à população. “As pessoas precisam entender o momento que estamos vivendo e colaborar, evitando aglomerações, inclusive em família. Nenhum medida terá efeito se a população não colaborar”, afirmou o secretário, destacando que a Polícia Militar vai intensificar as blitz para garantir o cumprimento do toque de recolher e também da lei seca. Ele destacou ainda que o aumento do número de casos é um reflexo do feriado de 7 de Setembro.
Fonte: TN Online