O Núcleo Regional Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Ivaiporã e Pitanga através do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro) realizou na segunda-feira (4), o Seminário de Sensibilização de Lideranças Regionais e Produtores de Alimentos de Origem Animal no Centro do Paraná.
O evento que aconteceu no Centro da Melhor Idade de Ivaiporã reuniu secretários municipais de agricultura, empresários rurais, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) e produtores rurais interessados em investir no ramo de produto animal, (carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados), para ouvir experiências do Consórcio Cid Centro.
O consórcio regionaliza a venda de produtos de origem animal – de Guarapuava a Faxinal – é integrado por 30 municípios do Vale do Ivaí e região central do estado totalizando mais de 500 mil habitantes.
De acordo com o médico veterinário do Deagro da Seab de Ivaiporã, Carlos Eduardo dos Santos, durante o seminário foram mostrados resultados de sucessão familiar, geração de renda e acesso a mercados, dentre outros.
“Hoje já temos 14 empresas no consórcio, e mais uma dezena ou fazendo uma reforma ou atualizando sua documentação para que possa sair do seu município vir para o consórcio e posteriormente pleitear SISBI Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e possibilitar a ampliação de mercado dos produtos de origem animal para todo o país”.
A chefe do núcleo regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Montenegro Holzmann, parabenizou o trabalho que vem sendo realizado na região e a ótima atuação do Consórcio Cid Centro em parceria com as prefeituras, territórios de desenvolvimento regional e servidores da Seab, da Adapar e do IDR-Paraná. Para a secretária municipal de agricultura de Ivaiporã, Estela Guisi Bagio Zanetti é de grande importância essa parceria entre os territórios Vale do Ivaí e Território Paraná Centro “É a união dos municípios e dos prefeitos para alavancar as agroindústrias de produtos animal, juntamente com secretários de agricultura e dos veterinários responsáveis”.
Erondy Rodrigues do Frigorifico Bassaneze de Palmital, foi um dos palestrantes do seminário, ele relatou que desde que entrou no consórcio intermunicipal, há três anos, a empresa teve uma projeção de crescimento de 700%. “Os clientes eram só dentro de Palmital cerca de 12 clientes, saímos de dentro de um município de 13 mil habitantes e hoje atingimos hoje dentro dos 30 municípios 500 mil habitantes”.
Rodrigues, relata que a empresa agora está se preparando para buscar o SISBI/POA. “Estamos caminhando para o SISBI, com o projeto já aprovado. No momento estamos reformando, melhorando a estrutura. A partir do momento que estivermos adequado e tendo o escopo da carne nós migramos direto para o SISBI e vamos atuar a nível de Brasil”, relatou Rodrigues.