A Prefeitura de Ivaiporã aderiu ao programa Famílias Fortes, que foi criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, visando o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento dos vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.
O programa é voltado para os pais, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e executado pelo Departamento de Assistência Social, que aplica a metodologia de 7 encontros semanais com os objetivos de evitar o uso de drogas, álcool, gravidez precoce e promover o bem-estar dos membros da família. Cada ciclo de encontros tem duração aproximada de 2 meses. Ou seja, é realizado 1 encontro por semana para cada grupo de famílias.
Mais encontros
O programa Famílias Fortes iniciou na Casa de Vivência com 15 famílias. A diretora do Departamento de Assistência Social, Flávia Kuss, disse que o programa atenderá mais 30 famílias: Projeto Renascer (15) e Centro da Juventude (15).
O Departamento de Assistência Social concluiu 8 encontros na Casa de Vivência com jantar entre os familiares atendidos e entrega de certificado. “O programa é muito importante e une as famílias. Inclusive percebe-se a evolução do relacionamento entre pais e filhos”, observou Flávia Kuss.
No programa, os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz. Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, tais como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.