Acadêmicos do primeiro semestre do curso de Odontologia da Univale participaram na terça-feira(09), da Cerimônia do Jaleco. Na oportunidade os futuros dentistas recebem cada um o seu Jaleco que vai lhe acompanhar durante toda a graduação. Na oportunidade, a Univale prestou homenagem ao cirurgião-dentista Marco Antônio Andrade Circhia que faleceu em 2020.
A cerimônia foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Ivaiporã e contou com a presença de Edison Ayres da Silva, superintendente das Coligadas UB (UGV – União da Vitória, UGV – Canoinhas, Campo Real – Guarapuava, Campo Real – Irati, Campo Real – Laranjeiras, UCP – Pitanga, Univale – Ivaiporã), da diretora geral da Univale Jane Silva Bührer Taques e Volnei Luiz Centenaro coordenador do curso de Odontologia, além dos pais, familiares, professores e amigos dos acadêmicos.
Edson Ayres disse que a Cerimônia do Jaleco é uma tradição de todas as instituições coligadas. “Isso começou com os cursos de medicina e odontologia, e agora estamos estudando fazer isso para os demais cursos. É um ato simbólico, mas que marca bastante na graduação e na profissão que o acadêmico escolheu”.
Segundo o coordenador do curso de odontologia, Volnei Luiz Centenaro, a solenidade objetiva também despertar nos acadêmicos a responsabilidade do curso na área de saúde. “É um simbolismo para que eles tenham essa consciência de profissionais da saúde. Ainda não estão formados, mas lidam com o bem mais precioso que o ser humano pode ter, que é a saúde”
Homenagem
Ainda durante a cerimônia, a Univale realizou uma homenagem de reconhecimento ao serviço prestado ao cirurgião-dentista Marco Antônio Andrade Circhia, que faleceu em 2020, aos 55 anos.
A diretora da instituição Jane Silva Bührer Taques entregou a placa de reconhecimento à Maria Creusa Andrade Circhia, mãe de Marco Antônio.
Segundo a diretora, a homenagem visa valorizar os profissionais que passaram pela odontologia e deixaram um legado.
Dona Creuza agradeceu à Univale a homenagem ao filho. “Sou muito grata pelo reconhecimento. Meu filho amava essa profissão. Acredito que onde ele estiver vai estar muito feliz por receber essa homenagem”, enfatizou.