Policiais militares da 6ª CIPM estão intensificando as visitas comunitárias a mulheres vítimas de violência doméstica na área de atendimento da corporação. A medida faz parte da operação Shamar de combate à violência contra mulher e feminicídio.
Conforme consta no boletim de ocorrência, somente na quinta-feira (24) foram realizadas quatro visitas, três na cidade de Ivaiporã e uma em Lidianópolis.
Em todos os casos, as mulheres que haviam solicitado medida protetiva, informaram que não tiveram mais contato ou foram ameaçadas pelos agressores.
A Operação Shamar é uma atuação integrada, de âmbito nacional, voltada à proteção e o combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres e ao feminicídio.
Promovida pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e ocorre como forma de destacar a atuação das Polícias Militares Brasileiras no enfrentamento a crimes desta natureza.
Neste contexto, a PMPR intensificou o policiamento ostensivo nas cidades do Estado, priorizando ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, realizando ações comunitárias e visitas em pontos de risco, viabilizadas através da correta análise criminal e estatística e possibilitando o atendimento imediato e total apoio às vítimas destes crimes, bem como o devido acolhimento e atuação conjunta com demais órgãos estatais.
Também são realizadas pela Polícia Militar ações educativas (por meio de palestras, orientações e cursos) em diversos municípios do Estado, visando orientar mulheres e homens sobre o tema.