Um morador de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou o momento em que o vizinho usava uma geladeira como um barco para sair de casa nesta quarta-feira (4).
O local onde eles vivem, a Praia do Paquetá, está alagado devido à alta do nível do Rio dos Sinos, causada pela chuva dos últimos dias, e a água atingiu as residências. Moradores ficaram ilhados e precisaram usar barcos e caiaques para poder se deslocar.
O morador reside na localidade há cerca de cinco anos e diz que os alagamentos são recorrentes. Normalmente, usa um caiaque em situações como essa, mas a embarcação que tem não está em boas condições.
Por conta disso, improvisou um novo caiaque amarrando boias à geladeira. Na parte de dentro é onde se acomoda e usa remos para ir até onde precisa.
“Aí, nós vemos o estado que nós estamos hoje”, diz o vizinho do homem.
De acordo com o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), vinculado à prefeitura da cidade, o nível do Rio dos Sinos ultrapassou a cota de inundação, que é de 2,4 metros, devido aos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Com isso, o rio transbordou, alagando as comunidades ribeirinhas, como a da Praia do Paquetá. Além disso, a água está represada, o que faz com que a região permaneça alagada.
Informações do portal g1