Na quinta-feira (16), a Prefeitura de Ivaiporã inaugurou as obras de revitalização e ampliação do Projeto Renascer. A ampliação proporcionou a construção de duas novas salas, uma para o Programa Criança Feliz e outra para a Banda Marcial Municipal de Ivaiporã (BAMUI). Além disso, a quadra coberta foi revitalizada, e o prédio recebeu melhorias na infraestrutura. O Projeto Renascer atende crianças de 4 a 12 anos.
O prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) não escondeu a emoção ao falar sobre o projeto. “Eu que conheço a história desse lugar, sei o quanto ele mudou. Antes era um local insalubre, e hoje está tudo mobiliado, cheio de vida e esperança”.
O prefeito destacou ainda a importância do Projeto Renascer para a comunidade. “Aqui, as crianças recebem todo o apoio que precisam para crescerem saudáveis e felizes”, afirmou. “Oferecemos contraturno escolar com diversas atividades, como dança, música, esporte e artesanato. Elas também recebem acompanhamento nutricional, psicológico e de saúde”.
Uma das novidades da ampliação do projeto é a sala dedicada à Banda Marcial Municipal de Ivaiporã. “Agora, além da sala, eles podem utilizar a quadra para ensaios. Tenho certeza que isso vai contribuir muito para o desenvolvimento da banda”.
A vereadora Gertrude Bernardy que na primeira gestão de Carlos Gil foi a secretária municipal de assistência social, também ressaltou a importância do projeto. “As nossas crianças merecem o que tem de melhor”, disse. “E é assim que elas são tratadas desde o primeiro ano do mandato do prefeito Carlos Gil. Com uma boa alimentação, uma boa estrutura e profissionais qualificados”.
A atual secretária de assistência social, Silvana Zancanella Pessutti, explicou que o projeto beneficia 176 crianças e adolescentes. “Elas ficam aqui em período contrário ao das escolas, o que facilita a vida das mães e proporciona um ambiente seguro e estimulante para o seu desenvolvimento”, disse.
A coordenadora do Projeto Renascer, Raquel Antônia da Silva de Oliveira, também falou sobre os benefícios da ampliação. “Agora temos mais espaço para as atividades, o que permite que as crianças aprendam e se divirtam ainda mais”, afirmou. “Além disso, a nova sala do Programa Criança Feliz permitirá que possamos atender melhor as famílias das crianças”.