Ivan Maldonado Online

Adolescente de 16 anos bate recorde de Bolt que durava 22 anos

Nickecoy Bramwell, 16 anos / Foto: Reprodução

O jamaicano Nickecoy Bramwell, de apenas 16 anos, superou um recorde de 22 anos do lendário Usain Bolt. Ele conquistou a medalha de ouro nos 400 metros da categoria sub-17 dos Jogos Carifta, evento que reúne atletas do Caribe com menos de 20 anos, com um tempo de 47s26. A marca supera os 47s33 cravados por Bolt na edição de 2002, quando também tinha 16 anos.

A façanha de Bramwell no Estádio Nacional de Granada é ainda mais marcante por conta da trajetória de superação que o jovem atleta trilhou nos últimos meses. Ele se recuperou de lesões, incluindo uma contusão muscular na coxa, para chegar ao pódio e escrever seu nome na história do atletismo jamaicano.

“Foi uma sensação maravilhosa quebrar um recorde”, declarou Bramwell após a prova. “Desde o verão passado, eu estava de olho nisso. Então, é um ótimo sentimento poder vir e conquistar.”

A conquista nos 400 metros se soma a outros bons resultados de Bramwell neste ano. O jovem jamaicano também obteve tempos de 10s94 nos 100 metros e 21s45 nos 200 metros.

Embora tenha estabelecido o recorde nos 400 metros aos 16 anos, Bolt não teve grande destaque na prova durante sua carreira profissional. Suas principais marcas estão nos 100 metros, 200 metros e no revezamento 4×100 metros.

O feito de Bramwell nos Jogos Carifta acende as expectativas para o futuro do jovem atleta, que se configura como uma das grandes promessas do atletismo jamaicano.

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima