Os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) elegeram, na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito reeleito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, como novo presidente da associação. O vice-presidente será Pedro Taborda (MDB), prefeito reeleito de Rio Branco do Ivaí. A nova composição da Amuvi estabelece que Primis de Oliveira presidirá a associação no primeiro ano, seguido por Pedro Taborda, que assumirá em 2026.
A eleição, que inicialmente seria disputada em duas chapas, lideradas por Luiz Carlos Gil (prefeito reeleito), de Ivaiporã, e o prefeito eleito Fábio Hidek Miura, de São João do Ivaí, foi resolvida por consenso após negociações. Segundo o atual presidente da Amuvi, Emerson Toledo, o consenso foi construído em benefício da união e do desenvolvimento regional.
“Até o último momento, tínhamos duas chapas: uma encabeçada pelo Gil e Rodolfo (Apucarana), e outra pelo Hidek e Elaine, de Marumbi. Durante as conversas, conseguimos unir as duas chapas. Todos abriram mão de suas candidaturas, o que permitiu a formação de uma nova composição, fortalecendo a unidade do Vale do Ivaí”, explicou Toledo.
Ele destacou que evitar uma disputa acirrada foi essencial. “Isso demonstra a força e união do nosso grupo, essencial para o desenvolvimento da região, que abriga mais de 300 mil habitantes”, afirmou.
Primis de Oliveira afirmou ter sido surpreendido pela indicação: “Eu nem esperava ser presidente. Minha intenção era contribuir como vice, mas agradeço aos colegas pela confiança. Agora, a responsabilidade aumenta, pois teremos que trabalhar por 26 municípios, buscando recursos federais e estaduais para o Vale do Ivaí”.
Carlos Gil, que inicialmente liderava uma das chapas, avaliou positivamente o resultado. “Em outras ocasiões, disputas internas foram prejudiciais para a associação. Desta vez, todos os prefeitos entenderam a necessidade de união, e o resultado foi um consenso que agradou a todos.”
Já Fábio Hidek destacou a importância do acordo para evitar divisões: “Abrimos mão em favor de pequenos municípios, como Godoy Moreira, que nunca haviam presidido a associação. O consenso fortalece a Amuvi e beneficia toda a região”, comentou.