Ivan Maldonado Online

Asteroide “potencialmente perigoso” é registrado próximo à Terra

Asteroide 2014 TN17 passou pouco mais de 5,1 milhões de quilômetros da Terra / Foto: Reprodução NASA

O asteroide 2014 TN17 passou perto da Terra nesta quarta-feira (26), por volta das 8h30, a cerca de 5 milhões de quilômetros de distância. Com um diâmetro estimado de 165 metros, equivalente a um prédio de 50 andares, ele foi classificado pela NASA como “potencialmente perigoso” devido à sua trajetória e tamanho. No entanto, não representou risco de colisão.

A NASA usa essa classificação para asteroides com mais de 140 metros de diâmetro, que se aproximam a até 7,5 milhões de quilômetros da Terra. Esse monitoramento permite avaliar possíveis riscos no futuro, já que um impacto de um objeto desse porte poderia causar destruição regional, formando crateras de até dois quilômetros.

De acordo com a agência espacial, esta foi a maior aproximação do 2014 TN17 nos próximos 300 anos. A estimativa é baseada em simulações de sua órbita entre 1906 e 2200, indicando que ele não representa perigo em longo prazo.

O episódio reforça a importância dos programas de defesa planetária, que acompanham objetos próximos à Terra. A NASA e outras agências buscam desenvolver estratégias para evitar impactos futuros, garantindo a segurança do planeta.

(Mais notícias do Mundo)

LEIA TAMBÉM:

plugins premium WordPress
Rolar para cima
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.