A Câmara de Vereadores de Ivaiporã eleita no domingo (6) terá sete novos parlamentares, uma renovação de 78%. Dos 11 vereadores da atual legislatura apenas Emerson Bertotti (PSD) e Nando Dorta (PSB) conseguiram se reeleger.
Dos nove vereadores eleitos, oito pertencem ao grupo que apoiou a reeleição do prefeito Carlos Gil (PSD), enquanto Nando Dorta é o único representante da oposição.
Dois ex-vereadores também retornarão à câmara, Ilson Donizete Gagliano (PSD), conhecido como Ilsinho da Saúde e Ailton Stipp (MDB).
Entre os eleitos pela primeira vez estão Alex Fonseca (PL); Levi Schuindt (MDB), o Levi Carteiro; Valdecir Rodrigues Dias (PSD), o Careca; Sérgio Martins de Oliveira (PL), o Sérgio do Pindaúva e Rodrigo Cordeiro (Republicanos).
Uma grande surpresa foi a não reeleição do atual presidente da Câmara de Vereadores Edivaldo Aparecido Montanheri (PSB), o Sabão. Ele está em seu sexto mandato consecutivo e também presidiu a câmara em dois biênios anteriores. Nesta eleição, Sabão recebeu 671 votos, insuficientes para garantir a sua permanência.
Outro destaque foi a perda da representatividade feminina. Ivaiporã conta com três vereadoras na gestão atual, mas nenhuma delas foi reeleita. A vereadora Gertrudes Bernardy (PSD) concorreu como vice-prefeita na chapa de Carlos Gil, e as outras duas candidaturas não obtiveram votos suficientes.
O candidato a vereador mais votado foi Ilsinho da Saúde, com vasta experiência política, ele já foi vereador (2013-2016), vice-prefeito (2017-2020), ex-secretário de saúde e atualmente secretário de viação.
Veja a votação dos vereadores eleitos:
Ilson da Saúde– 1.439 votos
Alex Fonseca – 1.347 votos
Emerson Bertotti – 994 votos
Levi Carteiro – 849 votos
Careca – 824 votos
Ailton Stipp – 762 votos
Nando Dorta – 690 votos
Sérgio do Pindauva – 502 votos
Rodrigo Cordeiro – 440 votos