No domingo, 23 de junho, a Prefeitura de Ivaiporã realizou a 9ª Caminhada na Natureza – Circuito Salto do Bulha, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e auxílio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Obras, Viação Esporte, Agricultura Educação, Assistência Social e Saúde, com o apoio do Governo do Estado, Caminhadas na Natureza do Paraná, Eco Booking, Turismo Rural (IDR-Paraná), Seab, UEM, IFPR, Fatec, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Este ano, os organizadores incluíram rapel e tirolesa na cachoeira do Salto do Bulha.
A concentração ocorreu no Recanto Charanga, onde foram dadas as boas-vindas aos caminhantes pelo prefeito Carlos Gil, acompanhado dos secretários municipais de Turismo, Fernando Cordeiro, e de Agricultura, Miro Barbosa, além dos vereadores Gertrudes Bernardy e Emerson Bertotti.
“A Caminhada na Natureza promove o turismo sustentável, valoriza as belezas naturais e a hospitalidade da nossa cidade. Agradeço aos parceiros e especialmente ao voluntário Adilson Nascimento pelo sucesso do rapel e tirolesa na cachoeira do Salto do Bulha. Foi uma experiência emocionante para os participantes”, declarou Fernando Cordeiro.
Foram cerca de 1.000 inscritos oriundos de 21 municípios – incluindo os Estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo: Abapã (Castro), Apucarana, Arapuã, Barbosa Ferraz, Cambira, Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Faxinal, Godoy Moreira, Itaguaí (Rio de Janeiro), Ivaiporã, Jardim Alegre, Jussara, Kaloré, Lunardelli, Marialva, Maringá, Paiçandu, Pitanga, São Paulo (São Paulo) e Sarandi
Economia e belezas
As equipes das Secretarias Municipais de Turismo, Meio Ambiente, Obras e Viação trabalharam incansavelmente para melhorar a trilha e receber os amantes da natureza. “A Caminhada na Natureza movimenta a economia do município, além de mostrar as belezas naturais de Ivaiporã. Por isso, espero que caminhantes tenham levado boas memórias do município”, desejou o prefeito Carlos Gil.
Os caminhantes desfrutaram das paisagens do circuito e foram recepcionados no Sítio Santo Antônio pelos proprietários Antônio Belarmino Leão e Adelaide Leão, que ofereceram um café da manhã gratuito com o apoio dos familiares.