A comunidade escolar do Colégio Estadual Antônio Diniz Pereira de Ivaiporã aprovou na quarta-feira (29), a migração da escola do sistema tradicional para o modelo cívico militar. Em entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito Carlos Gil (PSD), ao lado do diretor do colégio José Roberto Pereira, o Salmora, e Soeli de Souza, assistente da chefia do Núcleo Regional de Educação (NRE), enfatizou a satisfação da aprovação do modelo de ensino.
Do total de 246 votos, 205 foram favoráveis ao novo modelo, 39 foram contrários, um voto foi nulo e um voto foi em branco. Em 2020, o colégio havia sido selecionado, porém não teve aprovação. À época, apenas 62 votos foram pela implantação e 175 pessoas votaram não.
“Ficamos muito felizes com a aprovação, invertendo totalmente a consulta pública de 2020. Isso é um sinal de um trabalho efetivo do Governo do Estado com os outros colégios onde o modelo cívico-militar já funciona. Na primeira consulta, a população não tinha parâmetros, ficou com medo. Agora não, temos colégios aqui próximos e os pais viram a evolução positiva que houve”, destacou Carlos Gil, que lembrou ainda que Ivaiporã está bem assistida e tem outros colégios estaduais que realizam outros modelos de ensino: “Temos o ensino integral em dois colégios, ensino técnico no Barboza Ferraz. Temos certeza que essa escola também será um diferencial e se tornará modelo dentro da educação estadual de Ivaiporã”.
O diretor do colégio, acredita que essa mudança trará benefícios ao ambiente educacional, somando positivamente à formação dos alunos. “Um modelo já experimentado por várias comunidades no Paraná. Por isso, entendemos que irá somar muito. O que vejo de essencial é que vamos construir a civilidade. Hoje, por muitos motivos, a sociedade atual está com algumas dificuldades, pai e mãe têm que trabalhar e precisam de alguém orientando, fazendo a prática de construir o respeito aos pais, aos professores e às instituições. Então, acredito que vamos ganhar muito”, enfatizou o diretor , que também agradeceu o prefeito Carlos Gil pelo apoio.
Soeli de Souza, representando o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Valber Vinicius França Clarimundo, relatou que, no próximo dia 7, o governador Ratinho Junior vai lançar o parecer no Diário Oficial, oficializando assim todo o processo.
“Gostaria muito de agradecer o prefeito que deu total apoio nesse processo da consulta pública. Graças a Deus, deu certo, a comunidade disse sim para esse novo formato. Também agradeço ao Salmora, a toda a comunidade escolar e aos profissionais do Núcleo que muito nos apoiaram e trabalharam incansavelmente para trazer esse benefício para a escola estadual de Ivaiporã”, completou Soeli.

.