O feriado do Dia de Finados comemorado na terça-feira (2), deve receber cerca de 15 mil visitantes. Os portões serão abertos 7 horas até 19 horas. Serão realizadas duas missas em frente ao cruzeiro.
A primeira será às 8 horas, organizada pelas Paróquias Espirito Santo e Bom Jesus e às 17h30 pela equipe da Paróquia Santíssima Mãe de Deus. Em decorrência da pandemia da Covid-19, os visitantes devem obrigatoriamente usar máscaras e manter o distanciamento social.
Desde domingo (31), alguns ambulantes que vendem ornamentações de túmulos já estão com suas barracas instaladas. É o caso das artesãs Luciana de Oliveira Alves e Ana Maria Martins de Oliveira que há 20 anos realizam as vendas no Dia de Finados.
Elas estão bastante animadas e acreditam que será melhor que no ano passado. “Ontem (domingo) vendemos uns100 vasinhos de flor artificial e uns 50 de flor natural. Geralmente as vendas são maiores no feriado”, destaca Luciana.
O domingo de sol foi aproveitado para as pessoas fazerem a tradicional limpeza nos túmulos e quem trabalha com esse tipo de serviço também aproveitou a oportunidade para ganhar uma renda extra.
“Nós trabalhamos por mês, e fazemos a limpeza de umas 80 sepulturas. E nesses últimos dias sempre aparece alguns serviços extras. Fora do que lavamos por mês, pegamos mais uns 10 serviços de última hora”, disse Juraci Francisca que trabalha junto com a amiga Giselda
O cemitério de Ivaiporã é o maior da região central do estado com mais de seis mil túmulos perpétuos e duas mil covas rasas, totalizando aproximadamente 25 mil pessoas sepultadas.