Ivan Maldonado Online

Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã comemora crescimento expressivo

Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã comemora crescimento expressivo Divulgação / Foto: CAFI

Inaugurada pelo prefeito Luiz Carlos Gil em julho do ano passado, a Central da Agricultura Familiar de Ivaiporã (CAFI) comemora expressivo crescimento nos últimos 10 meses desde a sua instalação, que passou de 30 para mais de 150 associados, abrangendo não apenas Ivaiporã, mas também municípios vizinhos.

Segundo Laine Fernanda Uliwiak, responsável pela administração da CAFI, o apoio da prefeitura tem sido fundamental. “A prefeitura dá o suporte necessário a Aprovale (Associação dos Produtores e Agricultores Familiares de Ivaiporã) do plantio a comercialização”, enfatizou.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Valdemir de Paula Barbosa, o Miro, o crescimento rápido da central reflete na diversidade dos produtos oferecidos, que incluem tomate, maracujá, pitaia, melão, mandioca, além de outras frutas e folhosas. “Os produtos são vendidos em mercados, mercearias, restaurantes e supermercados da região, incluindo redes de supermercados de cidades como Guarapuava e Campo Mourão”.

Além das vendas comerciais, a CAFI participa de programas governamentais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE) e o Compra Direta, que distribui alimentos a instituições como o CRAS e o Lar Santo Antônio. Estes programas garantem uma renda estável aos produtores e contribuem para a segurança alimentar da comunidade.

Para ampliar ainda mais o apoio aos produtores,  a parceria está considerando a formação de uma cooperativa para obter mais recursos e vantagens. A cooperativa poderia acessar fundos como o Coopera Paraná, ampliando ainda mais a capacidade de investimento e suporte aos produtores.  “A cooperativa vai dar mais força aos agricultores, permitindo que eles negociem preços melhores e tenham acesso a crédito e outros serviços”, destacou Miro.

A Aprovale tem associados em dez municípios, com destaque para Ivaiporã e também Jardim Alegre, Arapuã, Ariranha do Ivaí e Manoel Ribas.

A expectativa é de continuar crescendo, com novos sócios. Recentemente, a prefeitura adquiriu 20 mil mudas de maracujá reforçando o compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

 Novos associados

Durante a visita à CAFI, a reportagem conversou com Giovanni Alisson Gavron, um produtor rural local que  tradicionalmente planta soja, e pretende  diversificar  e investir no cultivo de maracujá. Ele estava no local para receber informações sobre como se associar.  “Percebi que culturas menores podem ser mais lucrativas e menos problemáticas que a soja”, comentou.

Laine explicou os benefícios de se associar à Aprovale. A anuidade é de R$ 120,00 e oferece várias vantagens imediatas aos associados. “O produtor tem acesso a equipamentos como tratores e adubadoras, além de assistência técnica”, disse Laine.

Ela mencionou também uma emenda impositiva que permitirá a distribuição de mudas, calcário e adubo aos produtores. Esse projeto visa uma produção programada e escalonada ao longo do ano, garantindo um fluxo constante de produtos.

Divulgação / Foto: CAFI
Divulgação / Foto: CAFI
Divulgação / Foto: CAFI
Divulgação / Foto: CAFI
Divulgação / Foto: CAFI

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima