O roteiro turístico religioso do Caminho Jesus das Santas Chagas, entre o Jardim Nova Porã e o distrito de Jacutinga em Ivaiporã reuniu aproximadamente 900 pessoas na segunda caminhada do percurso, realizada neste domingo (1º). Os peregrinos percorreram o trajeto de pouco mais de 15 quilômetros por estradas rurais e visitas às capelas do município. (veja vídeo e fotos abaixo)
O trajeto que contempla cinco cruzes alusivas às cinco chagas de Jesus Cristo foi iniciado às 6 horas com missa na Igreja do Perpétuo Socorro no Jardim Nova Porã no perímetro urbano.
Os peregrinos passaram pelas Diaconias Santa Rita de Cássia (Vila Rural Ivainópolis), Santa Luzia (comunidade de Santa Luzia), São Lourenço (comunidade do Cruzeirinho) e concluíram o percurso na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (distrito do Jacutinga).
Carlos Roberto da Silva participou pela segunda vez da caminhada. E desta vez trouxe o irmão Claudinei Sena da Silva, segundo eles uma forma de refletir e agradecer a Deus pela vida. “Valeu a pena, o ano que vem vamos estar de volta”, Claudinei.
Durante o trajeto os peregrinos seguiram a imagem de Jesus das Santas Chagas em oração e cânticos e ouviam as explicações feitas pelo diácono Jair Anacleto sobre as Chagas de Jesus Cristo. “Não foram os pregos que causaram as chagas de Jesus, mas os pecados da humanidade. Durante a caminhada, cada um dos peregrinos é convidado a refletir sobre seus atos e o que faz as chagas sangrarem”.
Segundo o prefeito Carlos Gil o turismo religioso desempenha um papel fundamental em Ivaiporã. “Não apenas promovendo a cultura e tradição, mas também
impulsionando a nossa economia. A cidade continuará a investir e apoiar iniciativas como o 2º Caminho Jesus das Santas Chagas”, declarou Carlos Gil.
A vereadora Gertrudes Bernardy que foi uma das idealizadoras do projeto também participou da caminhada. “Muito feliz com a participação de muitos devotos. Tenho certeza que grandes milagres aconteceram nesta manhã. Então agradecer a Deus por essas graças já recebidas e outras que iremos receber”, disse a vereadora.
Alex Fonseca, diretor municipal do Departamento de Turismo, agradeceu a participação dos participantes. Segundo ele, um público superior ao ano passado em torno de aproximadamente 900 pessoas. “O Vale do Ivaí esteve em massa nesta segunda peregrinação, tinha também pessoas de Maringá, Londrina e até Florianópolis. Um evento muito bonito, onde as pessoas vêm buscar um propósito, uma cura, fazer um pedido e também para refletir e agradecer. É uma caminhada de fé realmente”, completou Alex.