A experiência do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, com atividades culturais gratuitas para a população.
Com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal, nesta quarta-feira (13), na Praça da Igreja, serão exibidos curtas-metragens infanto-juvenis que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
O Circuito Sicredi acontece de agosto a dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, serão promovidos 23 encontros da Oficinema Solar com estudantes.
Em Jardim Alegre, a primeira sessão acontece às 19 horas, com o curta-metragem “Asas da Imaginação”. Às 20 horas, os moradores da cidade e de toda região poderão prestigiar o filme “Nós e o meio ambiente”. De acordo com a organização, caso chova no dia da programação, todo o evento será realizado na quadra coberta da Apae, localizada na Rua Pio XII, número 177.
O CineSolarzinho – versão infantil do CineSolar -, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.
