Ivan Maldonado Online

Cohapar projeta novos investimentos para região

Cohapar projeta novos investimentos para região
41 casas em construção em Jardim Alegre / Foto: Ivan Maldonado

Com 330 moradias em construção ou esperando ordens de serviço para liberação das obras em cinco municípios, a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) vem ampliando investimentos na região.

Segundo levantamento do escritório regional do órgão em Apucarana, mais três residenciais estão em fase de análise de documentação e outros nove devem passar por avaliação de viabilidade técnica.

Em Jardim Alegre, são 41 unidades pelo Programa Casa Fácil com as obras em andamento e outras 71 aguardando ordens de serviço para o início das obras da 2ª etapa do programa. Lunardelli tem 28 casas em construção assim como, Marumbi tem outras 50 unidades e Jardim Alegre, 41 sendo executadas pelo mesmo programa.

Ao todo, os investimentos passam de R4 23 milhões. A chefe do escritório da Cohapar de Apucarana, Elisângela Araújo, explica os vários programas em desenvolvimento da Cohapar.

“Temos os programas: Casa Fácil, que tem financiamento com recursos do estado via Cohapar; o Nossa Gente, programa subsidiado que é uma sequência do antigo Programa Mãe Paranaense com o BID e municípios com o Programa da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), além do Programa Viver Mais”, detalha.

No Programa Viver Mais, cuja proposta é implantar condomínios para população idosa, o órgão está verificando e analisando documentos para implantar moradias em Arapongas e Ivaiporã.

Já programa Vida Nova, o projeto de desfavelamento do governo do estado, tem como piloto um novo residencial em Jandaia do Sul. “Já houve a licitação desse projeto para Jandaia e a empresa que ganhou é do interior de São Paulo. Agora estão em fase de análise do projeto executivo”, pontua.

O escritório regional da Cohapar em Apucarana atende aos 26 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) além de Arapongas. A expectativa para 2021 é do avanço de mais ordens de serviço. “Temos essa espera para 65 casas em Califórnia e 71 em Jardim Alegre, pelo programa Casa Fácil, além das 75 previstas para Jandaia do Sul pelo programa Vida Nova.

Os projetos para as unidades de Arapongas e Ivaiporã estão em fase de análise documental, assim como está o projeto de Apucarana para o distrito da Caixa de São Pedro para o programa Casa Fácil”, enfatiza. 

Segundo o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, são necessários 12 mil² para construir o Condomínio do Idoso. “Há 3 áreas em fase de negociação, que atendem aos requisitos do programa Viver Mais Paraná e oferecem as infraestruturas necessárias para construir as 40 unidades habitacionais, que seguem padrão estadual”, contou o prefeito.

Outros projetos devem ser iniciados este ano pela Cohapar na região e os municípios estão entrando com protocolo de intenções para novas unidades. “Eles começaram a apresentar áreas para avaliações e estamos preparando as análises de viabilidade técnica”, explica.

Segundo Elisângela, nessa fase ainda não é possível definir a quantidade de casas que podem ser executadas. “Todos estes municípios estão encaminhando material para o check-list documental para avançar às etapas seguintes até a execução dos projetos”, diz.

Obras reduzem déficit habitacional e geram postos de trabalho

O prefeito e Jardim Alegre, José Furlan, destaca a importância das 41 casas que estão em construção no município para comunidade. “Muitas pessoas sofrem por falta de moradia aqui no município, e a nossa gestão em parceria com o Governo do Estado está empenhada em resolver este problema”, comenta. O município tem ainda outras 71 moradias aprovadas aguardando aprovação para o início das obras.

O prefeito destaca ainda a geração de empregos e renda no município com a construção das novas casas populares. “Principalmente neste momento de crise, por conta da pandemia. Além do pessoal que já trabalha na obra, abre demanda de serviço para eletricistas, encanadores e pintores. Além dos empregos indiretos que serão gerados”, ressalta Furlan.

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

plugins premium WordPress
Rolar para cima