Ivan Maldonado Online

Colheita do trigo na regional da Seab de Ivaiporã chega a 25% da área plantada

Foto: Ivan Maldonado

A colheita do trigo nos 15 municípios do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) de Ivaiporã alcançava 25% da área plantada na segunda-feira (12), informou o Departamento de Economia Rural (Deral). Em igual período de 2021, a colheita havia sido realizada em 27% da área cultivada.

Nesta temporada a área de plantio do trigo na região perdeu espaço para o milho safrinha. No ano passado a gramínea foi semeada em 78 mil hectares, nesta safra a área é de 55.495, ou seja, uma redução de 28,85%.

Neste ano, as condições das lavouras são bem melhores que em 2021, quando houve quebra na safra, por conta da seca e estiagem. Na época, em média foram colhidos pelos produtores 2.200 quilos por ha. ou seja, 89 sacas de 60 quilos por alqueire.

Para esta safra, segundo o agrônomo do Deral, Sergio Carlos Empinotti, a previsão, se o tempo continuar colaborando é que seja colhido em média 145 sacas por alqueire (3.600 quilos por ha).  

“Até agora, agora está dentro do previsto. O clima foi excelente, choveu pouco, mas foram nos períodos certos, suficientes para boa germinação e desenvolvimento das lavouras. Também não tivemos problemas com geadas e os produtores realizaram tratamento preventivo adequado para o controle de pragas e doenças”, destacou Empinotti.

Por conta do retorno das precipitações na noite de segunda e na terça-feira (13) em toda a região a colheita foi paralisada.  “Temos previsão de um pouquinho de chuva ainda amanhã (quarta-feira)”, disse Empinotti. A expectativa dos produtores é de que as máquinas retornem ao campo no final de semana.

Quanto ao milho safrinha, a colheita se encontra em fase final, agora chega a 95% da área plantada de 115.735 ha. A previsão de colheita do Deral para o grão é de 852.500 toneladas. Em média 221 sacas de 60 quilos por alqueire.

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

plugins premium WordPress
Rolar para cima