Ivan Maldonado Online

Com chuvas regulares, plantio da soja chega a 30% na região de Ivaiporã

Trator realiza o plantio da soja em lavoura de Jardim Alegre após as chuvas que favoreceram o início da safra / Foto: Ivan Maldonado

O plantio da safra 2025/26 de soja já alcança 30% da área estimada no Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã até sexta-feira (17). A região abrange 15 municípios e vem sendo beneficiada pelas chuvas dos últimos dois finais de semana. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), cerca de 195 mil hectares devem ser cultivados nesta temporada.

Na safra anterior, foram plantados 186 mil hectares, o que representa um aumento de cerca de 5% na área destinada à soja. O crescimento ocorre principalmente pela redução de áreas de milho para silagem e pastagem, que vêm perdendo espaço para o grão.

De acordo com o engenheiro agrônomo Sérgio Carlos Empinotti, do Deral de Ivaiporã, as precipitações foram suficientes para permitir o início dos trabalhos no campo. “As chuvas ajudaram bastante. O produtor aproveitou a semana para plantar antes da próxima frente de chuva, prevista para este final de semana”, explicou.

Com o clima favorável, o sentimento é de otimismo entre os produtores. “O pessoal está animado e com esperança de uma boa produtividade neste ciclo”, comentou Empinotti.

Em Jardim Alegre, o produtor Carlos Eduardo dos Santos, o Cadu, aproveitou as boas condições e plantou 50 alqueires de soja na semana passada. “Veio uma primeira chuva boa, de 90 milímetros, que amoleceu o solo e manteve a umidade da palhada. Depois, com a chuva do último final de semana, a germinação foi excelente, atingindo cerca de dez plantas por metro”, contou.

Segundo ele, as temperaturas mais altas também favorecem o desenvolvimento. “Com esse clima mais quente, as plantas crescem mais rápido. A gente espera, no mínimo, umas 160 sacas por alqueire, se tudo correr bem”, destacou.

O produtor comentou ainda sobre o preço da soja, que está em torno de R$ 120 por saca. “O mercado teve uma pequena queda, mas já se estabilizou. É um valor que dá pra trabalhar com segurança e fazer as contas tranquilo”, completou.

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.