Ivan Maldonado Online

Depen assume cadeias de Ivaiporã, Faxinal e Jandaia do Sul

Cadeia de Ivaiporã
Cadeia Pública de Ivaiporã / Foto: Ivan Maldonado

O governador Ratinho Junior assinou na quinta-feira (04) o decreto que autoriza a transferência de gestão de 41 carceragens temporárias das delegacias para o Departamento Penitenciário (Depen) e o fechamento definitivo das carceragens de 15 municípios. Na região, a medida atinge as cadeias de Jandaia do Sul, Faxinal e Ivaiporã.

“Herdamos o maior número de presos em delegacias do País, mas aos poucos estamos solucionando essa questão. Temos quatro cadeias públicas em obras avançadas e aos poucos vamos liberando as carceragens de maneira definitiva. Enquanto isso a gestão dos presos, inclusive financeira, passa para o Depen, sem prejuízo das atividades da Polícia Civil junto à população”, afirmou Ratinho Junior. “É mais um passo na modernização da gestão da segurança pública”.

Essas transferências envolvem cerca de 3,3 mil detentos em todas as regiões do Estado. Eles ficarão sob responsabilidade plena do Departamento Penitenciário e os policiais civis lotados nessas unidades poderão se dedicar integralmente ao trabalho de investigação e atendimento à população.

O Depen já havia assumido 37 unidades no final de 2018. Com esse decreto, 78 carceragens e 9,4 mil presos que estavam sob custódia da Polícia Civil agora estão sob gestão do sistema penitenciário. Segundo balanço da Secretaria da Segurança Pública, outros 1,5 mil presos ainda permanecerão sob a alçada da polícia judiciária.

Região

Na região, a transferência abrange as cadeias de Jandaia do Sul, Faxinal e Ivaiporã, as duas últimas com registro de rebeliões recentes. 
Em Faxinal, a carceragem feminina será desativada e as presas deverão ser remanejadas para Londrina. Apenas a ala masculina continuará funcionando na cidade sob custódia do Depen.

De acordo com o delegado titular da cidade Ricardo Mendes, o processo de mudança já está em andamento com tratativas a respeito da disponibilização de um imóvel para a delegacia. “Estamos em contato com a prefeitura para a disponibilização de um imóvel onde possamos fixar a sede da nova delegacia. Nossa expectativa é de que até o final deste ano, consigamos concluir todo esse processo de mudança, para que possamos iniciar o ano de casa nova e deixar definitivamente a custódia da carceragem de Faxinal”, afirmou. Atualmente a unidade tem 110 presos. Em setembro, um agente carcerário foi feito refém em uma rebelião na unidade.

Em Ivaiporã, a transferência da administração também vai resultar na mudança da sede da Polícia Civil. “Essa medida era muito esperada para a Polícia Civil que poderá se dedicar a atuar de acordo com sua atividade fim, que é a investigação, e melhorar a segurança da comunidade”, afirma delegado Aldair da Silva Oliveira. Com problemas históricos de superlotação, a unidade abriga cerca de 150 presos e registrou tentativas de rebelião no início de outubro, além de inúmeras tentativas de fuga.

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima