Ivan Maldonado Online

Em live, prefeito e diretora de saúde de Ivaiporã falam sobre novo decreto

Em live, prefeito e diretora de saúde de Ivaiporã falam sobre novo decreto
Reunião foi no salão nobre da Prefeitura / Foto: Ivan Maldonado

O prefeito de Ivaiporã Luiz Carlos Gil realizou no sábado (6) uma live, explicando o novo decreto municipal  13.654.  A reunião que contou com a presença vice-prefeito Marcelo Reis e da diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, foi no  salão nobre da Prefeitura.

O decreto municipal ratifica as medidas previstas no decreto do Governo do Paraná, que flexibiliza as medidas restritivas para conter a onda de contaminação pelo Covid-19.  O anterior que vence na segunda-feira (8) foi estendido até as 05 horas quarta-feira, passando a vigorar o Decreto Estadual 7.020/2021, com duração de sete dias e término previsto para as 05 horas da quarta-feira (17).

Durante a live Carlos Gil, Marcelo Reis e Cristiane Pantaleão pediram compreensão à população e colaboração no sentido de evitar contatos e consequentemente mais contaminação pelo coronavírus.

Cristiane Pantaleão disse que  quantidade de casos ativos preocupa as equipes de saúde.  

No sábado Ivaiporã tinha 248 casos ativos e 103 pacientes aguardavam resultados do Lacen.

“O vírus desta onda de contaminação é muito mais agressivo e o número de pessoas com sintomas graves aumentou. Por isso, a ocupação dos leitos não baixa. Nesse sentido, é fundamental que cada um colabore se protegendo, porque os profissionais de saúde estão esgotados”, alertou Cristiane Pantaleão.

A enfermeira do Controle de Infecções do Instituto de Saúde Bom Jesus, Elessandra Carmo, e o administrador do Hospital e Maternidade Ivaiporã, Lourival Mossini, também explicaram a procura por leitos de enfermaria e UTI devido ao aumento de casos positivos de Covid-19 e reforçaram a necessidade dos cuidados individuais.

Denúncias referentes ao descumprimento das medidas podem ser feitas pelo (43) 98457-1928.

Comércio das 10h00 às 17h00

O horário do comércio não essencial sofrerá alteração a partir da próxima quarta-feira, dia 10 de março – passando a funcionar das 10h00 às 17h00, para evitar aglomerações no transporte coletivo, entre segunda e sexta-feira e limite de 50% de ocupação.

Escolas

Os ensinos público e privado mantêm suspensas as aulas presenciais na segunda-feira, dia 8, e terça-feira, dia 09. A partir de quarta-feira, dia 10, fica autorizado o retorno, inclusive em universidades e cursos técnicos – desde que seguindo a regulamentação da Secretaria de Estado da Saúde.

Restaurantes, bares e lanchonetes

Podem funcionar das 10h00 às 20h00 com 50% de ocupação. Fora desse horário fica restrito apenas à modalidade delivery, que pode operar 24h por dia. Não será permitido pegar no estabelecimento.

Toque de recolher mantido

O toque de recolher será mantido das 20h00 às 05h00 no Estado e a proibição de venda de bebidas alcóolicas no citado horário.

O horário dos demais estabelecimentos, tais como academias e hotéis, assim como atividades religiosas, e a suspensão de atividades sociais constam no Decreto Municipal 13.654 e no  decreto estadual.

Também participaram a live os presidentes Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã, Danubia Palma; Sindicato dos Empregados no Comércio de Ivaiporã, Sirlene Martins; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaiporã, Donizete Pires; e a presidente da Câmara de Vereadores, Gertrudes Bernardy.

*Com informações assessoria de Imprensa PMI  

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima