A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou na noite desta terça-feira, em Ivaiporã, a sua 15ª Assembleia Itinerante. A reunião dos deputados estaduais com prefeitos, vereadores e lideranças da comunidade local e da região ocorreu no Recinto de Leilões do Parque de Exposições, fazendo parte da programação da 20ª Exposição Agropecuária e Industrial de Ivaiporã (Expovale) e dos festejos alusivos aos 63 anos do município.
Sob o comando do presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), deputados ouviram e receberam as principais demandas de Ivaiporã e da região apresentadas pela classe política e pela sociedade. Além disso, foram homenageadas com diploma de menção honrosa 60 personalidades de Ivaiporã e do Vale do Ivaí que se destacam ou se destacaram em diferentes áreas, entre elas, o ex-governador Orlando Pessuti (MDB) e esposa Regina Pessuti (já falecida).
O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), explicou que o objetivo do projeto é levar a Assembleia mais próximo da população para que essa possa fazer seus pedidos diretamente aos deputados. “E o objetivo hoje aqui é ouvir prefeitos, prefeitas, vereadores e a comunidade e levar para Curitiba as principais demandas da região”, disse. Segundo ele, nessas 15 edições já realizadas no Paraná a Assembleia já recebeu mais de 5 mil reivindicações e todas elas estão sendo respondidas.
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), destacou que o município de Ivaiporã é merecedor de sediar a Assembleia Itinerante pelo grande avanço econômico e social que vem alcançando nos últimos anos. “O Vale do Ivaí é uma região que ao longo de 10 ou 15 anos atrás ficou abandonada, porém hoje está totalmente diferente. E Ivaiporã é uma revolução de tudo aquilo que aconteceu aqui”, afirmou.
Para o prefeito Luiz Carlos Gil (PSD), a instalação da Assembleia permite que, além da população, os 26 prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) apresentem suas demandas e necessidades aos deputados e esses lutem por essas causas junto ao governo do Estado.
Durante o encontro foi entregue a cada deputado uma cópia da Carta da Amuvi, contendo uma lista de reivindicações da região. Essa carta já foi entregue ao governador Ratinho Junior (PSD) em setembro de 2022. Segundo Carlos Gil, algumas demandas foram atendidas e outras estão a caminho. “De posse desta carta os deputados podem nos ajudar naquilo que ainda que não foi atendido”, afirmou.