A Fatec Ivaiporã adotou uma medida inédita ao alugar uma casa destinada ao descanso dos motoristas responsáveis pelo transporte de acadêmicos vindos de 18 municípios da região. A iniciativa surgiu durante o período de demolição de um prédio, que dará lugar ao Complexo de Clínicas Fatec – e também onde os motoristas ficavam estacionados.
O objetivo da direção da Fatec é evitar que os motoristas permaneçam por horas dentro dos ônibus ou em áreas improvisadas, aguardando o término das aulas. Agora, contam com um espaço estruturado, limpo diariamente, com área de convivência, sofás para descanso, televisão, cozinha equipada, café, lanches e momentos de confraternização, como jantares e churrascos em datas especiais. (fotos abaixo)
LEIA TAMBÉM: Coordenador do curso de Medicina da Fatec Ivaiporã é aprovado em 1º lugar em doutorado na Unesp
O diretor-geral da Fatec Ivaiporã, Fábio Costa, afirmou que a decisão partiu de um olhar humanizado. “Oferecer um espaço adequado para descanso é uma forma de reconhecer a importância desses profissionais, que percorrem longas distâncias diariamente para garantir que os estudantes cheguem à Fatec com segurança”, reconheceu Fábio Costa.
Cuidar de quem traz
Para o diretor acadêmico Roni Ferreira a iniciativa vai além de uma obrigação institucional. “Os motoristas não são colaboradores diretos da Fatec. Mas fazem parte do funcionamento. Sem o transporte muitos alunos não conseguiriam estudar na Fatec. Portanto, cuidar de quem traz os acadêmicos também é zelar do ensino”, justificou.
Motoristas que utilizam o espaço aprovam a iniciativa. Kleber Silva, que se desloca de São João do Ivaí, garantiu que a mudança fez diferença na rotina. “Antes, ficávamos no ônibus ou na rua. Na casa tem sofá, espaço para descansar e ambiente para conviver com os colegas – o que ajuda muito”, contou.
Quintino Schuindt, que também transporta alunos de São João do Ivaí, garantiu que a casa é ótima. “O Fábio Costa está de parabéns. O espaço ficou 100%. Dá para descansar.
Tem televisão e vamos poder assistir alguns jogos na Copa do Mundo”, celebrou o motorista. Quem também agradeceu foi Dirceu Santos. “A casa é muito boa! Agradeço à Fatec por se preocupar com o nosso descanso. O Fábio Costa nunca nos deixou à margem. Sempre convive conosco e damos muitas risadas”, confessou Dirceu Santos, que transporta alunos de Manoel Ribas.
De Nova Tebas quem traz alunos é o motorista Ediclei Silva, que também se mostrou muito grato pela atitude humanizada da Fatec. Com descanso adequado, os motoristas seguem viagem menos cansados, reduzindo riscos nas estradas e garantindo tranquilidade também para alunos e famílias.






























