O Governo do Estado homologou nesta segunda-feira (16) a situação de emergência nos municípios de Ivaiporã e Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, em razão das fortes chuvas. Também foram homologados os decretos referentes a São Mateus do Sul e Santa Izabel do Oeste, totalizando atualmente 13 cidades em situação de emergência. Anteriormente, Paula Frontin, União da Vitória, Pitanga, Rio Negro, Paula Freitas, Pinhão, Cascavel, Mangueirinha e São Jorge do Oeste também tiveram as situações de emergência homologadas.
Ivaiporã e o município vizinho Jardim Alegre foram atingidas por um temporal com granizo no último dia 7. Segundo levantamento da Defesa Civil, 1,2 mil pessoas foram atingidas em Ivaiporã e outras 2,8 mil em Jardim Alegre. A maior parte dos moradores atingidos teve imóveis danificados pelo granizo.
Com os decretos, os municípios podem solicitar ao Estado a realocação de famílias desabrigadas a hotéis e pousadas. A medida, determinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, vai custear R$ 1 milhão em hospedagens, atendendo prioritariamente gestantes, crianças, idosos, acamados, deficientes físicos e demais vulneráveis.
Os municípios também têm direito a linhas de crédito emergenciais para ajudar na recuperação dos estragos e à moratória de até 12 meses nos pagamentos dos financiamentos.
Desde as primeiras tempestades que atingiram o Estado, no início de outubro, 57 mil pessoas de 74 municípios foram afetadas pelas chuvas, alagamentos e vendavais, de acordo com o relatório da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil divulgado na manhã desta segunda-feira. Ao todo, 6,8 mil casas foram danificadas e 829 pessoas estão desabrigadas
Inicialmente, foram disponibilizadas hospedagens em hotéis a sete famílias em União da Vitória e a 18 pessoas em Rio Negro, todas dentro dos critérios de prioridade definidos pelo governo para esta ação. Com o decreto desta manhã homologando a situação de emergência em São Mateus do Sul, mais famílias serão direcionadas a hotéis.