Um paciente indígena de 43 anos é o sétimo óbito por complicações decorrentes do coronavírus em Manoel Ribas. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o paciente, que não tinha comorbidades, morreu na segunda-feira (2) em hospital de referência de Ivaiporã. Esse foi o segundo indígena vítima do covid-19 no município após um surto da doença atingir a Aldeia Ivaí.
Dos 303 casos confirmados no município desde o início da pandemia, mais da metade (176) envolve pacientes da reserva. Segundo o enfermeiro Claudinei Batista de Jesus, responsável pelo setor de Epidemiologia, outros dois indígenas estão internados, um deles em UTI em estado grave. O primeiro paciente indígena a testar positivo – um idoso de 84 anos – morreu há pouco mais de 10 dias. Um paciente não indígena do município também está internado em enfermaria.
Claudinei afirma que, apesar do óbito, o surto foi controlado. “Hoje nós testamos apenas dois indígenas e estamos monitorando 10 que ainda são pacientes ativos. Além disso, o número de recuperados vem aumentando”, comenta.
Manoel Ribas soma 303 casos desde o início da pandemia, dos quais 273 já estão curados.
Fonte: TN Online
(Mais notícias do Vale do Ivaí clique aqui)