Conselho define cronograma e confirma nova etapa da limpeza da fiação aérea
O Conselho do Plano Diretor de Ivaiporã se reuniu nesta quarta-feira (21), na Prefeitura, para definir o cronograma da retirada de fios de internet sem uso dos postes da Copel no município. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal e reuniu representantes da Copel, operadoras de internet e técnicos da Prefeitura, após ações já realizadas em vias centrais, como a Av. Paraná, onde o trabalho ocorreu na terça-feira (20).
A vice-prefeita Gertrudes Bernardy afirmou que o acúmulo de fiação era um problema antigo e gerava riscos à população, especialmente no centro da cidade. “Isso vinha se prolongando e deixava a cidade um caos, principalmente no centro”, disse. Segundo ela, o diálogo com as empresas começou no fim do ano passado e já apresenta resultados práticos. “Hoje estamos na terceira reunião e a Av. Brasil e a Av. Paraná está praticamente limpa”, afirmou.
O presidente do Conselho do Plano Diretor, Jair Burato, disse que a reunião definiu as próximas etapas do trabalho. “Hoje já definimos as novas ruas que farão parte do cronograma”, afirmou. Segundo ele, a próxima ação ocorre em 20 de março, na Avenida Emílio Ganzert, no sentido Furnas, escolhida pela grande quantidade de fios soltos.
Burato destacou que a iniciativa busca mudar a cultura de segurança urbana e reduzir riscos à população. Ele informou que, na Av. Paraná, foram retirados mais de 600 quilos de fios e cabos sem uso. Na Avenida Brasil, em etapa anterior, o volume recolhido ultrapassou 900 quilos.
O cronograma prevê ações a cada 60 dias, com a limpeza completa de uma via por vez. A expectativa é concluir várias avenidas da área central e do entorno até o fim do ano.
O técnico de redes da Copel, André Sena, elogiou o engajamento das operadoras e o trabalho conjunto. “As empresas aqui de Ivaiporã estão demonstrando responsabilidade e compromisso com a cidade, executando o serviço com organização e segurança”, afirmou. Segundo ele, na Avenida Paraná foram regularizados 28 postes, sem registro de incidentes durante o serviço.
© Esta reportagem foi apurada e escrita pelo jornalista Ivan Maldonado


























