Ivan Maldonado Online

Ivaiporã se mobiliza contra o uso indiscriminado de medicamentos  

Ivaiporã se mobiliza contra o uso indiscriminado de medicamentos / Foto: Reprodução

 Na tarde desta terça-feira (18), o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Ivaiporã se reuniu no Salão Nobre da Prefeitura para finalizar os detalhes e organização do  II Congresso Municipal de Políticas Sobre Drogas que neste ano tem como tema central o “Uso Indiscriminado de Medicamentos”. O objetivo do evento é conscientizar a população sobre os riscos do uso indevido de medicamentos e promover o uso racional.

O congresso, que será realizado na próxima terça-feira, dia 25 de junho, contará com a presença de profissionais da saúde, educação, assistência social, além de membros da comunidade em geral.

A programação inclui palestras, mesas redondas e workshops, com o intuito de abordar diferentes aspectos do tema, desde os perigos da automedicação até as formas de prevenção e tratamento do vício em medicamentos.

“O objetivo do congresso é trazer profissionais capacitados para informar e formar a comunidade, que depois se tornam multiplicadores do conhecimento em seus meios”, explica o presidente do Conselho, Clodoaldo de Oliveira.

“Dentro do Conselho, já desenvolvemos diversas ações para auxiliar a população, sempre em parceria com órgãos como o CAPS, Amor Exigente, Cristima, saúde, educação e assistência social do município”, complementa.

Haverá certificação, e as inscrições são realizadas pelo Link:  https://forms.gle/9JMqb8wSqcEqkMVi6

O “II Congresso Municipal de Políticas Sobre Drogas” é mais um passo importante na luta contra o uso indevido de medicamentos em Ivaiporã. A iniciativa busca conscientizar a população sobre os riscos do consumo desenfreado de remédios, que pode levar a diversos problemas de saúde, incluindo dependência, intoxicação e até mesmo a morte.

Programação completa do Congresso:

25 de junho (terça-feira)

Local: Câmara de Vereadores de Ivaiporã

  • 13h: Credenciamento
  • 13h30: Abertura
  • 14h: Palestra “Valorizando a Vida” – Gertrudes Bernardy, Procuradora Especial da Mulher de Ivaiporã
  • 14h10: Palestra “Uso Indiscriminado de Medicamentos” – Dra. Ana Carolina Moro Bergamasco Cavalcante, médica do Centro de Atenção Psicossocial (Caps)
  • 14h50: Plenária
  • 15h: Palestra “Orientação referente ao uso racional de Medicamentos” – Silvia da Silva Caetano Eisele, farmacêutica/Bioquímica do Posto Central de Ivaiporã
  • 15h40: Plenária
  • 15h50: Palestra “Atenção Primária: Serviços ofertados à população. Prevenção à vida” – Edgar Lucio Cardoso Aguiar, Educador Físico da Secretaria Municipal de Saúde de Ivaiporã
  • 16h40: Coffee break
  • 17h: Encerramento

26 de junho (quarta-feira)

Local: Praça Manoel Teodoro da Rocha, Centro

  • 9h: Panfletagem sobre o Uso Indiscriminado de Medicamentos

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima