Ivan Maldonado Online

"Atendimento de segunda a domingo a partir das 17h30"

 “Jogo da Discórdia” gera ação educativa em colégio de Ivaiporã

Projeto de Extensão
Fotos: Colégio Estadual Barbosa Ferraz

O Colégio Estadual Barbosa Ferraz em parceria com a UCP/Univale realizaram na semana passada a finalização do projeto “Divulgação de Imagens e Informações de Crianças e Adolescentes nas Redes Sociais”. O evento aconteceu no colégio estadual, no período da manhã o público alvo foram os alunos, e no período da noite pais e alunos do período noturno.

O projeto teve a coordenação da pedagoga Adriana Custódia Moreira – coordenadora do curso do Ensino Médio do colégio estadual, da professora Lucidalva Maiostre –  coordenadora do curso de direito da  UCP/UNIVALE e da professora Gisele Graziele Pinto – coordenadora do Escritório de Assuntos Jurídicos/EMAJURI.

Contou ainda com a parceria de pais, da Patrulha Escolar, da oficial de justiça do Fórum da Comarca de Ivaiporã e dos alunos do 7º e 9º período do Curso de Direito da UNIVALE, bem como, os protagonistas, os alunos do 2ºC do curso do Ensino Médio do colégio estadual.

Segundo a pedagoga Adriana a realização do Projeto teve origem pelo fato dos estudantes terem realizado o “Jogo da Discórdia” no ambiente escolar, envolvendo situações de injúria, exposição de imagem, calúnia e difamação.

Diante deste ato infracional, a equipe diretiva juntamente com a Patrulha Escolar e responsáveis dos estudantes, elaboraram várias ações socioeducativas, com a intenção de promover o senso de cidadania e respeito mútuo, gerando para toda comunidade escolar aprendizagem sobre o tema.

O diretor do colégio Ivan Lopes Mendes ressaltou que “objetivo fundamenta-se na orientação e conscientização dos jovens, no que diz respeito aos seus direitos e deveres como cidadão, bem como, as respectivas penalidades cabíveis. Formar uma consciência crítica e política a respeito das consequências referente às divulgações de imagem, injúria, difamação e calúnia nas redes sociais”.

Projeto de Extensão

O Projeto de Extensão subdividiu em várias etapas: reuniões com pais e alunos, a equipe diretiva do colégio e a Patrulha Escolar; curso de capacitação dos alunos com os acadêmicos do Curso de Direito no EMAJURI e apresentação de palestras proferidas pelos alunos que cursam o Ensino Médio do colégio. Esta última ação finalizou as várias etapas que compõem o projeto de formação acadêmica e informação a toda comunidade escolar  

As palestras realizadas pelos alunos do 2º C do curso do Ensino Médio, no período matutino para os demais alunos do Colégio voltou para informação de conceitos e efeitos legais em relação da exposição de imagens indevida, assim tratou-se de um problema novo, mas frequente, cuja tratativa dependerá da maneira como efetiva a injúria, a calúnia ou a difamação. Ressaltaram também que no estado atual da arte no direito da criança e do adolescente permite dizer que os direitos à personalidade das crianças e adolescentes podem ser violados, se a exposição deles nas redes sociais não atender aos seus próprios interesses e não estiver delineada pela função da autoridade parental.

Autoridades presentes

 O fechamento do Projeto deu-se com várias autoridades que fizeram uso da palavra: diretor do Colégio Estadual Barbosa Ferraz Ivan Lopes Mendes; pedagoga do Colégio Adriana Custódia Moreira; Coordenadora do Curso de Direto da UNIVALE/UCP Professora Lucidalva Maiostre; Coordenadora do EMAJURI Professora Gisele Graziele Pinto; Patrulha Escolar Sargento Bossoni; Oficial de Justiça Joelma Perico; e alunos do 7º e 9º período do Curso de Direito da UNIVALE/UCP.

Gostou da matéria. Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram