Pelo menos 54 pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas depois que o caminhão em que eles eram transportados bateu na cidade de Tuxtla Gutierrez, no estado de Chiapas, no sul do México. O acidente foi na quinta-feira (9), o caminhão transportava mais de 150 pessoas.
O governador de Chiapas, Rutilio Escandón, disse que é um dos piores acidentes desse tipo no México, 49 pessoas morreram no local e outras cinco morreram no hospital.
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, descreveu o acidente como “muito doloroso” e escreveu no Twitter que “lamenta profundamente a tragédia”.
Cerca de 105 pessoas que estavam amontoados no caminhão – 83 homens e 22 mulheres – também ficaram feridas no acidente.
Agentes da emergência disseram que as vítimas incluem homens, mulheres e crianças. Autoridades locais informaram que a maioria das pessoas a bordo eram de Honduras e Guatemala.
O transporte de migrantes em caminhões é um dos métodos mais comuns usados por traficantes de pessoas para introduzir essas pessoas em território mexicano, com o objetivo de chegar à fronteira norte do país e tentar atravessar para os Estados Unidos, segundo a agência France Presse.
O Instituto Nacional de Imigração do México disse que oferecerá hospedagem e vistos humanitários aos sobreviventes, e o governador de Chiapas, Rutilio Escandon, disse que os responsáveis pelo acidente serão responsabilizados.
Com informações G1/Mundo