O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, vistoriou nesta segunda-feira (17) as obras de revitalização do Complexo Esportivo Leovigildo Barbosa Ferraz, que compreende o Ginásio de Esportes Sapecadão e o Estádio Municipal Manoel Fernandes Silva. Além de atividades esportivas, o complexo abriga o curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A primeira etapa do projeto começou pela pavimentação asfáltica pelo entorno do complexo esportivo e obra de acessibilidade do Ginásio de Esportes Sapecadão, com a construção do elevador e a adaptação dos banheiros.
A pavimentação também contempla galerias, calçadas, sinalização e estacionamento. O investimento total é de R$ 1.176.378, oriundo de emenda do deputado federal Sérgio Souza. O cronograma prevê a conclusão da pavimentação em 15 dias. Quanto a instalação do elevador a empresa tem um prazo de três meses.
Segundo o prefeito Carlos Gil o complexo foi inaugurado em 1982, e nunca passou por uma revitalização completa. “Agora, com o imóvel novamente pertencente ao município, podemos fazer esses investimentos”, destacou Carlos Gil.
Além das obras de acessibilidade que estão sendo iniciadas no Ginásio Sapecadão, para a segunda etapa está previsto a colocação de poltronas nas arquibancadas e modernização da estrutura metálica. Um placar eletrônico e equipamentos modernos também serão instalados.
No estádio as arquibancadas serão reformadas e receberão cobertura e nova iluminação para treinos noturnos. A pista de atletismo será remodelada com material sintético aprovado pela Federação Internacional de Atletismo. “Isso melhorará o desempenho dos atletas locais, que muitas vezes treinam em piso inadequado e enfrentam dificuldades em competições”, explicou o prefeito.
A revitalização também prevê o plantio de aproximadamente 200 árvores, substituindo algumas que estão em condição precária. “Vamos fazer um plantio grande, garantindo que o complexo volte a ser um dos cartões-postais da cidade”, disse.
Carlos Gil estima que o investimento total na revitalização gire em torno de R$ 8 milhões. Ele destacou que os projetos da segunda etapa devem ficar prontos até maio, seguidos pela finalização dos orçamentos e a busca por recursos e convênios. “Será uma luta árdua, temos bons parceiros e acredito que será possível terminar dentro do mandato, mas se não conseguirmos, já teremos concluídos muitas coisas”.
“O complexo revitalizado será um espaço que beneficiará tanto os atletas quanto a comunidade em geral”, afirmou Eduard Ângelo Bendrath, diretor do Campus da UEM, que utiliza o local para o curso de Educação Física. “Além disso, a modernização das instalações proporcionará um ambiente adequado e equipado para a formação dos nossos alunos, elevando a qualidade do ensino oferecido”, completou Bendrath.



