Prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) estiveram reunidos nesta sexta-feira (12) no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), em Apucarana. Atendendo a um convite do tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, eles puderam conhecer a estrutura do batalhão e também o blindado Guarani, que é o veículo de transporte de pessoal de produção nacional usado pela corporação
Na oportunidade, o tenente-coronel falou sobre a atuação do 30º BIMec, que responde por 126 municípios do Paraná, incluindo os 26 do Vale do Ivaí. “Fiz a proposta de trazer os prefeitos ao quartel para apresentar o batalhão a eles. Todos fazem parte da nossa área de segurança integrada. Por isso, é importante que saibam que existe um batalhão na região, que tem vários meios de emprego militar tecnológicos. Nessa oportunidade, eles puderam também conhecer o nosso blindado, o guarani”, disse Figueiredo.
O prefeito de Cambira e presidente da Amuvi, Emerson Toledo Pires (MDB), afirmou que muitos prefeitos da região não conheciam o 30º BIMec. Segundo ele, foi uma oportunidade para discutir parcerias, principalmente no combate à dengue, que é um trabalho já realizado pelos militares do Exército em Apucarana.
“Quero agradecer ao coronel Figueiredo por proporcionar a todos nós prefeitos de conhecer um pouco mais do Exército. Eu servi aqui no Exército, mas muitos prefeitos não conheciam. Tivemos a oportunidade de ver toda a estrutura, que abrange toda a região, inclusive a Amuvi, e a grande parceria que podemos ter com o Exército Brasileiro, como já ocorre em Apucarana no combate à dengue”, disse Toledo.
Além da visita e da palestra do comandante, os prefeitos fizeram uma reunião fechada, quando alguns temas foram discutidos. Toledo afirma que foi discutida a ampliação do projeto Castramóvel, com a contratação de mais um veterinário. O serviço começou em 2018 e percorre os municípios da Amuvi para realizar gratuitamente a castração de animais.
Outra medida debatida foi a ampliação do projeto de apoio à sinalização viária na região. Além disso, os prefeitos discutiram a construção da subsede da Amuvi em Borrazópolis e a desoneração da folha.
“A desoneração da folha de pagamento das prefeituras foi um dos assuntos mais importantes discutidos. O projeto será votado na semana que vem e deve haver uma mobilização dos prefeitos e prefeitas junto aos deputados federais para manter essa desoneração. É um dinheiro que fica no município para fazer asfalto e investir em saúde e educação”, disse o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (MDB), destacando a importância do 30º BIMc na estratégia de segurança nacional dentro do Paraná.