Na semana passada, prefeitos do Vale do Ivaí se reuniram com o secretário estadual Sandro Alex, da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), para tratar da ponte sobre o rio Ivaí entre Grandes Rios e Jardim Alegre.
A reunião foi em Curitiba e contou com a presença dos prefeitos de Ivaiporã, Carlos Gil (PSD); Grandes Rios, Professor William (Podemos); e Rosário do Ivaí, Cesar do Anízio (PSD). Jardim Alegre foi representada pela secretária de Agricultura, Margarete Gomes. Engenheiros do DER e da Secretaria de Infraestrutura também acompanharam a agenda.
Segundo Carlos Gil, foram apresentados dois projetos, o da ponte e o de um quilômetro de asfalto em cada lado. “Com isso, a ponte já ficaria encabeçada”, explicou o prefeito.
Também ficou definido que o DER terá 30 dias para concluir os ajustes técnicos nos documentos. Após isso, o convênio com o governo do Estado poderá ser assinado.
“Saímos da reunião animados. Agora a discussão vai para a parte técnica. O licenciamento ambiental do IAT já está adiantado”, afirmou Carlos Gil.
A construção da ponte sobre o Rio Ivaí, ligando os municípios de Grandes Rios e Jardim Alegre, no Paraná, resultará em uma economia significativa de distância para os usuários.
Hoje, o caminho asfaltado entre Grandes Rios e Jardim Alegre tem cerca de 73,5 km. Com a nova ponte, cairia para 20 km. Também será mais fácil chegar a Ivaiporã, cidade polo da região. O trecho entre Grandes Rios e Ivaiporã, por exemplo, deve cair de 83 para 25 km.
A obra é uma demanda antiga da região. O projeto executivo foi custeado pelas prefeituras de Ivaiporã, Jardim Alegre, Grandes Rios e Rio Branco do Ivaí. Ele foi concluído e entregue ao governo do Estado em 2022.
A ponte terá 242 metros de comprimento e 12 metros de largura total. Serão 8 metros para a pista de rolamento e duas passarelas laterais para pedestres.