Ivan Maldonado Online

PRF apreende mais de uma tonelada de maconha no Paraná

Foto: PRF/PR

Na manhã de segunda (28), por volta das 11 horas, em Santa Tereza do Oeste (PR) foi abordado um Ford/Ka com placas de Chapecó (SC), conduzido por um homem de 36 anos. A equipe localizou vários tabletes de maconha, 21 quilos, ocultos nas laterais e no interior do encosto do banco traseiro.

Em outra ação, na BR-277, em Cascavel (PR), por volta das 14 horas, os policiais apreenderam mais de 500 quilos de maconha e 42 quilos de capulho, uma variação da droga com maior poder entorpecente, sendo transportada num automóvel roubado.

O condutor não obedeceu a ordem de parada dos policiais, o que deu inicio a uma perseguição de cerca de 10 quilômetros no perímetro urbano a cidade. Só parou após perder o controle do veículo e colidir contra uma árvore. Ele fugiu a pé, e mesmo após os esforços das equipes da PRF e da Polícia Militar, não foi localizado.

Em Medianeira (PR), na BR-277, por volta das 16 horas, os policiais abordaram um ônibus, onde encontraram 12 fardos contendo mercadorias estrangeiras, como relógios e perfumes, sem o devido desembaraço aduaneiro. Devido à suspeita dos policiais em relação ao veículo, eles realizaram um busca minuciosa no bagageiro, com a ajuda do escâner, na aduana do Brasil com o Paraguai, região da Ponte Internacional da Amizade.

Foi localizado cerca de 315 quilos de maconha em um fundo falso, distribuídos em 14 fardos e 44 tabletes.

Em Guaíra, por volta das 16 horas, apreenderam mais 3 carros carregados de drogas, em ações, praticamente, simultâneas.

Na primeira ocorrência, o veículo GM/Corsa fez um retorno na cabeceira da ponte Ayrton Senna. Os policiais desconfiaram e iniciaram o acompanhando tático em alta velocidade sobre a ponte. O veículo foi abordado ao tentar acessar uma estrada vicinal. O motorista, de 21 anos, morador de Florianópolis (SC) foi preso. Disse que pegou a droga, 103 quilos de maconha, em Coronel Sapucaia (MS) e levaria até Palhoça (SC).

Na segunda ocorrência, o veículo Renault/Logan, emplacado em Rio Grande (RS), chamou a atenção dos policiais. Sendo realizada a abordagem no km 544 da BR 272. E diante de uma maior suspeita, levaram o veículo até o posto policial. Após busca minuciosa, foram localizados 99,5 quilos de maconha oculta no veículo. O motorista, de 23 anos foi preso. Disse que pegou o veículo, já preparado, em Ponta Porã (MS) e levaria até sua cidade, Rio Grande (RS).

Já na terceira ocorrência, o veículo VW/Parati foi visto ao sair do bairro Eletrosul, em Guaíra (PR). Sendo avistado pelos policiais no momento em que seguiam para verificar o Renault/Logan da segunda ocorrência. O veículo foi abordado por uma equipe que estava em apoio. Ao verificarem o porta-malas os policiais descobriram diversos fardos de maconha, 118 quilos. O motorista, de 30 anos), morador de Guarapuava  (PR) também foi preso. Disse que pegou a droga em Guaíra (PR) e levaria até Curitiba  (PR).

Toda a droga das 3 ocorrências, que estava oculta ou no porta-malas, foi pesada e totalizou, aproximadamente, 320 kg de maconha.

Apesar das 3 ocorrências terem algumas coincidências como o curto espaço de tempo, com 3 carros transportando maconha em quantidade parecida, cada veículo com um motorista, os policiais não encontraram indícios de ligação entre os casos.

Os 3 veículos e entorpecente foram apreendidos. Os 3 homens foram presos pelo crime de tráfico de drogas. Ocorrências encaminhadas para a Policia Federal de Guaíra (PR).

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima