Ivan Maldonado Online

Projeto voltado para jovens mostra caminho da água da escola ao rio em Ivaiporã

Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio

Milhares de jovens já participaram do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, criado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em 2013. Nele, alunos do Ensino Médio e de cursos técnicos de Meio Ambiente são convidados a pensar sobre a influência da ação do homem para a qualidade e quantidade da água disponível da bacia hidrográfica na qual sua escola está inserida.

Nesta semana, o projeto levou alunos do Sesc Ivaiporã e do Colégio Estadual Bento Mussurunga para realizar coletas e análises da água do Rio Pindaúva, em Ivaiporã. Com um kit didático fornecido pela Sanepar, eles investigaram parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da água do manancial.

“Discorremos sobre cada um dos parâmetros e sobre o que pode estar ocorrendo na bacia para a alteração dele”, comenta a assistente social da Sanepar, gestora do projeto em Ivaiporã, Angela Pagani.

Ela diz que nas visitas em campo é muito mais fácil visualizar o impacto da falta de mata ciliar, por exemplo, para a qualidade da água. Quando há uma alteração de coloração é explicado que pode ser pelo carreamento de material para o leito do rio, após a ocorrência de chuvas.

“O que nós percebemos é que os alunos, embora conheçam os conceitos que são trabalhados, muitas vezes eles não relacionam com o dia a dia, com a região onde eles moram. Não relacionam, por exemplo, o quanto a destinação irregular de resíduos pode impactar na qualidade da água, no ambiente como um todo”, relata Angela.

O Projeto prevê cinco encontros com atividades dentro e fora da escola para despertar o senso crítico e o olhar sistêmico da comunidade escolar. Isso porque a expectativa é a de que os jovens multipliquem as informações recebidas e promovam ações socioambientais para a preservação dos rios envolvendo, também, professores e familiares.

Contexto

O Sustentabilidade: da Escola ao Rio tem integrado o Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar, financiado pela Caixa, dentro do pacote de empreendimentos para ampliação dos sistemas de água e esgoto no Paraná.  O Programa permite o uso de diferentes metodologias visando alcançar o maior público possível dentro do território de intervenção delimitado em cada obra.

Com as obras nos sistemas de esgotamento sanitário dos distritos de Floriano e Iguatemi, em Maringá, a Sanepar está desenvolvendo uma série de atividades, tais como: reuniões comunitárias, vistorias domiciliares, curso para encanadoras, jardins de água e mel e o Sustentabilidade. O mesmo ocorre na cidade de Ivaiporã, onde são executadas obras de ampliação do sistema de esgoto local.

20230830 sustentabilidade da escola ao rio 4a ivaipora visita escola bento mussurunga
Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio
20230830 sustentabilidade da escola ao rio 1a ivaipora analise escola bento mussurunga turbidez
Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio

Fotos: Daniel José de Almeida / Rildo Mendonça

* Informações AEN

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima
Logotipo Ivan Maldonado Online
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.