São Pedro do Ivaí, cidade de pouco mais de 11 mil habitantes, voltou a viver dias tensos por conta do significativo aumento de casos de Covid-19, desde a última semana. O novo surto já obrigou as autoridades a cancelarem eventos oficiais marcados para os próximos dias e recoloca em alerta as equipes de saúde da cidade, que pedem que a população volte a se cuidar para evitar contágios.
Segundo o informe epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (27), pela Secretaria de Estado da Saúde, São Pedro do Ivaí que teve apenas 2.785 registros acumulados desde o início da pandemia, em março de 2020. No entanto, segundo o Centro de Atendimento de Covid no município, só nesta semana já são mais de 150 novos casos confirmados em testes rápidos.
O médico Vagner Estefani, responsável pelo centro, explica que, embora sejam casos de sintomas leves, a situação é preocupante. “Preocupa, e muito, principalmente se pensarmos que muitas cidades já desabilitaram os centros de Covid e já tem muitos lugares que nem fazem mais os testes”, comenta. Para Estefani, o aumento dos casos está diretamente associado ao abandono, por parte da população, dos cuidados sanitários, como o uso de máscaras e de álcool em gel.
Para retratar o cenário, o médico recorre aos relatórios do centro, que diariamente vem atendendo a uma média de 80 pessoas com sintomas gripais. “A gente conversa com as pessoas, procura entender os sintomas e, sempre que necessário, encaminhamos para os testes rápidos”, explica. Até a noite de quarta-feira (27), 124 pacientes da cidade estavam sendo tratados, em domicílio. Não havia, até a manhã desta quinta-feira (28), nenhuma pessoa internada.
Na sexta-feira (22), foram realizados 59 testes, com 30 casos positivos. Na segunda-feira (25), o centro realizou 64 testes e registrou 50 casos da doença. Os números se mantiveram altos também na terça (26), com 39 casos em 54 testes realizados e na quarta (27), com 26 casos em 63 testes realizados.
“É muita coisa. E isso assusta”, diz o médico Vagner Estefani. Ele relata, inclusive, que existem casos de pessoas que tiveram diagnóstico positivo para Covid e dengue, ao mesmo tempo. “Não podemos deixar de focar que não se trata apenas da Covid. Temos a dengue e agora, com a chegada do inverno, a tendência é subir o número de casos de gripe, também”, alerta.
“A gente não tem como ir contra os decretos que flexibilizaram o uso de máscaras. Mas devemos alertar a população. Estamos com um surto, com números que voltaram a subir depois que liberaram as máscaras. O que eu posso fazer é mostrar que eu mesmo, uso máscaras, sempre. Não deixo de usar, para me proteger do contágio”, comenta o médico. Segundo ele, quem usa máscaras chega a se sentir constrangido em alguns locais, onde o uso foi abandonado, como é o caso das academias. “Mas é importante usar. E todos precisam se proteger, se cuidar”, recomenda.
EVENTOS SUSPENSOS
Depois do aumento do número de casos na cidade, a prefeitura de São Pedro do Ivaí cancelou o tradicional evento em comemoração ao Dia do Trabalhador, que ocorreria no próximo domingo (1º de maio).
“A decisão foi tomada em conjunto com a minha equipe administrativa. A pandemia não acabou e precisamos continuar sendo prudentes em nossas decisões, evitando que este surto se torne algo ainda maior, visto que o evento reuniria muitas pessoas e ainda colocaria pessoas de outros municípios circulando em São Pedro do Ivaí”, comentou a prefeita, Maria Regina Della Rosa Magri.
Além do cancelamento do evento, a administração se preocupa em tomar novas medidas para barrar o novo surto. A princípio, estão também canceladas a 10ª Prova Rústica da Cidade Acolhedora e do 1º Desafio MTB, ainda neste ano.
“Por ora cancelamos, entretanto, uma nova decisão pode ser tomada assim que a situação for controlada, optando por alguma data especial. Peço nesse momento que a população redobre a atenção e os cuidados para evitar o contágio e evitem se aglomerar. Todos nós sabemos o que fazer e precisamos nos unir mais uma vez para afastar este mal que já trouxe tantas tristezas para todos nós”, reforça a prefeita.
Com informações TN Online