O secretário municipal de Meio Ambiente de São João do Ivaí, Sandro Martins de Oliveira, de 37 anos, faleceu na manhã deste domingo (13), no Hospital Municipal, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
Segundo informações, ele teria passado mal nas primeiras horas da manhã e pediu ajuda aos familiares, que acionaram o Samu. A equipe realizou os primeiros socorros e o encaminhou ao hospital, onde a equipe médica tentou manobras de reanimação, mas infelizmente o óbito foi confirmado.
O corpo foi encaminhado ao IML de Ivaiporã e, posteriormente, será liberado para os atos fúnebres. Sandro era filho do conhecido João do Dega e de Dona Joana, e era muito querido pela comunidade, com um grande círculo de amizades.
Sandro era doutor em Biotecnologia e Ciências da Alimentação pela Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha, e possuía pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde desenvolveu pesquisas nas áreas de biotecnologia e bioprocessos.
Era graduado em Tecnologia em Meio Ambiente e mestre em Bioenergia, também pela UEM. Atuou como pesquisador no Instituto de Catálise e Petroquímica, vinculado ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), na Espanha, onde desenvolveu sua tese sobre a produção de alimentos prebióticos a partir de resíduos agroindustriais, como a madeira.
Foi professor no Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) e na Fatec de Ivaiporã.
Luto oficial
O prefeito Fábio Hidek Miura e a vice-prefeita Olívia Fróes lamentaram profundamente a perda. “São João do Ivaí perde um grande profissional, um homem de vasta inteligência, com importantes contribuições para o desenvolvimento de políticas ambientais no município”, destacaram.
Em respeito à sua memória, a Prefeitura decretará luto oficial de três dias. A administração informou que o decreto não afetará o funcionamento do comércio local.
* Com informações Canal HP/São João do Ivaí