O nascimento de bezerros trigêmeos é um acontecimento raro, acontece apenas uma vez a cada 100 mil gestações. Mas três vacas de uma mesma propriedade gerarem trigêmeos numa mesma época, num intervalo de uma semana, é algo que com certeza deve entrar para o livro dos recordes mundiais.
As gestações aconteceram em um propriedade rural na localidade de Munhoz, em Manoel Ribas, região central do Paraná. Além disso, outras três vacas tiveram parto gemelar, ou seja, dois bezerros cada uma. No total foram 15 bezerros que nasceram de seis vacas.
O médico veterinário Benilson Schmoeller, dono da propriedade rural e sócio proprietário da Agropecuária Agrovet, relata que os nascimentos são resultados de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) de 127 vacas nelore com sêmen da raça angus.
“Isso é raríssimo, fui logicamente premiado. Das seis vacas que pariram gêmeos e trigêmeos tem onze bezerros vivos. Uma vaca que pariu trigêmeos, os três bezerros estão vivos. Me sinto grato, sendo veterinário há 18 anos, nunca vi acontecer uma coisa dessas. Já fizemos em várias propriedades a IATF e nunca vi isso acontecer. Gêmeos sim, é mais comum”, disse Schmoeller.