Ivan Maldonado Online

Vale do Ivaí terá plantio de 3.5 mil mudas de Araucárias

Vale do Ivaí terá plantio 3.5 mil mudas de Araucárias
Foto: Ivan Maldonado

O Governo do Estado iniciou na terça-feira (28), em diversos municípios, o plantio de mais de 46 mil mudas de Araucária, árvore símbolo do Paraná, através do programa Paraná Mais Verde. Mais de 367 hectares estão sendo reflorestados, espaço equivalente a 367 campos de futebol. No Vale do Ivaí na regional de Ivaiporã do Instituto Água e Terra (IAT), serão plantados 3.5 mil mudas em aproximadamente 19 hectares.

Conforme Valdinei Rodrigues da Silva coordenador da produção de mudas do Viveiro Florestal do IAT em Ivaiporã, participam do plantio das araucárias na regional sete municípios, Rosário do Ivaí, Grandes Rios, Marumbi, Ivaiporã, Manoel Ribas, Ariranha do Ivaí e Candido de Abreu.

“Hoje estamos finalizando a entrega das mudas. Aqui na região serão plantadas 3.5 mil mudas. É a floresta do futuro, vamos tentar recuperar no meio ambiente aquilo que está sendo degradado”, disse Silva. A distribuição e plantio das mudas estão a cargo das prefeituras.

A meta do Paraná Mais Verde é plantar cerca de 3 milhões de mudas nativas de todas as espécies até o final deste ano e 10 milhões de mudas ao longo dos próximos anos no estado. As mudas são produzidas nos 19 viveiros do Instituto Água e Terra (IAT).

Em Ivaiporã, por exemplo, que produz anualmente em média de 200 mil mudas de arvores nativas de várias espécies, somente na semana da árvore entregou 30 mil mudas para municípios da regional.

“Foram feitos vários plantios em diversas regiões. Mauá da Serra e Faxinal fizeram um grande plantio de mudas, e a maioria dos municípios retiraram mudas para plantio em parques, no entorno de lagos, recuperação de mata ciliar, bosques municipais. Foi uma grande atividade nessa comemoração do dia das árvores”, afirmou Silva.

O Viveiro Florestal do IAT em Ivaiporã está instalado na Vila Nova Porã, em área de 2.4 mil metros quadrados. São produzidos anualmente no viveiro mudas nativas de 25 espécies, dentre elas, araucária, cedro rosa, cerejeira do mato, peroba rosa, palmito e paineira, que são coletadas nas matas do Vale do Ivaí

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima