Ivan Maldonado Online

Zona azul começa a operar em Ivaiporã na próxima segunda-feira

Zona azul começa a operar em Ivaiporã na próxima segunda / Foto:Ovan Maldonado

O estacionamento rotativo de Ivaiporã começa a funcionar na próxima segunda-feira (16). A cobrança será válida a partir desse dia, em 12 setores do centro da cidade. O valor será de R$ 2 para uma hora e R$ 4 para duas horas. Os motoristas terão 15 minutos de carência por veículo, por dia. O sistema funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos sábados, das 9 às 13 horas.

Desde a semana passada, a empresa responsável pela zona azul, vem realizando ações educativas. Os monitores já estão nas ruas, simulando a cobrança e orientando motoristas. “A gente treinou os monitores, entregou panfletos e conversou com o comércio. Agora eles estão nas ruas, simulando a cobrança e orientando a população”, explicou Meili Christenson, representante da empresa em Ivaiporã.

Durante o treinamento, os monitores estão aplicando notificações que algumas pessoas podem confundir com multas de verdade. “Na realidade, essas notificações são apenas multas simbólicas, usadas para alertar e orientar os motoristas sobre o funcionamento do sistema. Não há motivo para preocupação, pois isso faz parte do treinamento dos monitores”, explicou Meili.

Inicialmente, a previsão era trabalhar com 15 funcionários. O número já subiu para 20. Segundo Meili, a equipe pode crescer mais conforme a demanda. “A previsão inicial era trabalhar com 15 pessoas. Já subimos para 20 e, se for necessário, vamos contratar mais”, disse.  A pintura das faixas e a instalação de placas seguem em andamento. Cada quadra terá sinalização no início e no fim.   

A prefeitura também acompanha de perto a implantação do novo sistema. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Helinho Lins, destaca que a Zona Azul era uma demanda antiga dos comerciantes da cidade.

Segundo ele, a iniciativa deve facilitar o acesso dos clientes às lojas da região central. “Muitas vezes, a pessoa passa várias vezes em frente ao comércio onde gostaria de parar, como uma farmácia, por exemplo, e desiste por falta de vagas. A Zona Azul garante mais rotatividade nas vagas, o que aumenta as chances de encontrar estacionamento perto do destino. Isso ajuda a movimentar o comércio local e evita que motoristas fiquem circulando sem necessidade e reduzindo o trânsito”.

Formas de pagamento

O pagamento poderá ser feito pelo aplicativo da “Vaga Azul”, disponível para Android e iPhone. QR codes com o link do app já estão sendo instalados nas ruas.

Quem não quiser usar o app poderá pagar diretamente aos monitores, em dinheiro, PIX, cartão ou boleto. Também haverá pontos fixos de venda.

“Os monitores vão ajudar quem quiser comprar crédito. Pode pagar em dinheiro, PIX, cartão ou boleto. Também teremos pontos fixos de venda”, informou Meili.

Foto/Ivan Maldonado

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

plugins premium WordPress
Rolar para cima
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.